Neurocientista expõe arte e ciência para reflexão

A mesa-redonda acontece dia 19 de março, às 13h30, no IEA-RP

Dia 19 de março, a partir das 13h30, acontece a mesa-redonda 40 Anos de Vida no Departamento de Fisiologia na FMRP-USP construindo Cidadania, Ciência, Arte e Educação. O evento reúne pesquisadores para depoimentos e reflexões sobre a vida acadêmica, científica e humana vividas no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP nas últimas 4 décadas.

A promoção é do grupo de estudos Rede: Ciência Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), criado em 2012 pelo professor da FMRP Norberto Garcia Cairasco. Com o apoio do Departamento de Fisiologia e do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP, o professor Cairasco conta um pouco de sua história em comum com o departamento da FMRP. E o cenário para a apresentação será a sede do Instituto de Estudos Avançados, Polo de Ribeirão Preto, (IEA-RP), com a exposição Neuroscience & Art & the Art of Neuroscience” de pano de fundo. 

O neurocientista Cairasco expõe graficamente, nessa exposição, momentos que marcaram sua vida no Departamento de Fisiologia da FMRP, da primeira apostila do curso de verão (1981), ilustrada com os seus desenhos a nanquim, até os dias atuais, marcados pelo uso do desenho como ferramenta de suas aulas, suas pesquisas, capas de revistas científicas, hobby e terapia.

A atividade faz parte das celebrações nacionais e internacionais da Brain Awareness Week – 9° Semana Nacional do Cérebro. Para participar, basta comparecer ao IEA-RP, Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP em Ribeirão Preto, das 13h30 às 17h. Eventos são abertos ao público e gratuitos, sendo necessária inscrição para a mesa-redonda

Mais informações: (16) 3315-0368

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.