Inspirado pelo centenário da Semana de Arte moderna, evento vai discutir a relação entre arte e psicanálise

A segunda edição da “Jornada de Psicanálise da USP de Ribeirão Preto” será de 20 a 22 de outubro e terá como tema “Antropofagia Psicanalítica: quem somos nós diante do inevitável?”

 30/09/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/10/2022 as 20:23
Por
Foto: Divulgação

Proporcionar um espaço de formação, reflexão e divulgação de conhecimentos na área de Psicanálise, visando a uma ponte entre a academia e a comunidade externa. É o que pretendem os alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com a segunda Jornada de Psicanálise da USP de Ribeirão Preto. A edição deste ano será realizada presencialmente, no Teatro do campus da USP, e on-line, de 20 a 22 de outubro, e é inspirada pelo centenário da Semana de Arte Moderna, apresentando o tema Antropofagia Psicanalítica: quem somos nós diante do inevitável?

As discussões desta edição vão explorar a arte como um recurso de luta e formação identitária, bem como a intersecção com a Psicanálise. Será um evento com palestras, mesas redondas e um espaço para apresentação de trabalhos científicos relacionados ao tema, com premiações. A inscrição e submissão de trabalhos pode ser feita neste link.

No dia 20 de outubro, às 19h, o Seminário Clínico será um momento exclusivo para estudantes de Psicologia da FFCLRP, dedicado à apresentação e discussão de um caso clínico com a psicóloga Érika Araujo, especialista em Psicologia Analítica junguiana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Josimara Magro Fernandez de Souza, coordenadora do grupo Múltiplas Manifestações da Sexualidade e do Núcleo de Reflexão sobre psicanálise e mal-estar na cultura, da Diretoria de Cultura e Comunidade, ambas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP).

No dia 21, às 19h, Isildinha Baptista Nogueira, doutora em Psicologia pela USP e psicanalista, ministrará a palestra Sermos donos de nós mesmos: a cultura colonizada e a nacionalidade brasileira.

No dia 22, às 8h, os psicólogos Josiane Barbosa Oliveira, professora do Centro Universitário Municipal de Franca (Unifacef) e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), e Lucas Bulamah, psicanalista, membro do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise (psiA), do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), vão participar de A amplitude da arte e da psicanálise: a miscigenação de raças e religiões no território brasileiro. Às 10h30, Psicanálise e literatura a singularidade e a existência compartilhada contará com a participação de Fábio Scorsolini-Comin, psicólogo, linguista, pedagogo, professor  do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP e do ORÍ – Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da USP; e Denise Zanin, psicóloga, especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP e  supervisora do estágio de ludoterapia de orientação psicanalítica da FFCLRP.

A programação completa está disponível neste link.

As inscrições podem ser feitas aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.