Arte sobre foto / 123RF

"Informe Covid" traz informações da pandemia pautadas pela ciência

São 36 áudios que falam desde o uso correto de máscara até os perigos de uma visitinha e do compartilhamento de objetos

09/06/2021

Rose Talamone

A pandemia causada pelo coronavírus fez surgir a necessidade de informações confiáveis sobre o tema, principalmente pautadas pela chancela da ciência com todo o seu rigor. Assim surgiu, na Rádio USP, o Informe Covid, um boletim diário com conhecimentos básicos sobre a pandemia de covid-19. São informações práticas para aqueles que não puderam deixar de sair de casa para trabalhar, que precisam ir ao supermercado, à farmácia, ao hospital para atendimento e também para professores e alunos que estão retornando às atividades presenciais.

Os áudios também mostram que é possível disseminar a ciência e impedir a divulgação de informações falsas através de linguagem acessível e de forma interativa, oferecendo uma fonte segura de informação sobre diversos temas relacionados à pandemia de covid-19. O Brasil conta hoje com diversos boletins de rádios e podcasts com um público fiel, por isso, falar sobre a pandemia nestes formatos é unir dois objetivos: levar conhecimento à sociedade e popularizar a ciência.

O conteúdo do Informe Covid aborda desde a importância de não tocar o rosto em tempos de pandemia, uma vez que pesquisas já revelaram que tocamos o rosto em média 23 vezes por hora, passa pelos cuidados que devemos tomar ao utilizar um banheiro público, até a definição de conceitos simples sobre nosso sistema imune e os mitos sobre a utilização de máscaras e o comportamento que devemos ter em ambientes com outras pessoas.

O trabalho foi produzido e roteirizado pelas professoras Carolina Aires e Fabiani Frantz, e com a participação dos acadêmicos Wasim Syed e Marina Corbani, todos membros da equipe de Divulgação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com coprodução da Rádio USP Ribeirão Preto. Vai ao ar diariamente pela Rádio USP, em São Paulo em 93,7 MHz e em Ribeirão Preto em 107,9 MHz.

Ouça todos os episódios nos players abaixo:

Equipe do boletim (em sentido horário): Carolina Aires, Fabiana Frantz, Marina Corbani e Wasim Syed - Fotos: Divulgação/FCFRP

Episódios do Informe Covid