Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza pela primeira vez braquiterapia para tratar câncer ocular

Braquiterapia ocular é oferecida em poucas instituições pelo País e pode salvar a visão de pacientes com melanomas, tumores e carcinomas nos olhos

 19/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP realizou a primeira braquiterapia ocular da instituição para o tratamento de câncer ocular. O procedimento cirúrgico, realizado no dia 23 de abril, é usado para recuperar a visão de pacientes com doenças como melanomas e carcinomas.

“Temos em torno de seis casos por milhão de habitantes, ou seja, em uma região de seis milhões de habitantes são 36 pacientes por ano. São poucos centros no Estado de São Paulo e no Brasil que realizam o procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e é um tratamento importante para salvar a visão de pacientes”, conta o professor Rodrigo Jorge, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Professor Rodrigo Jorge coordenou a implementação da braquiterapia ocular no HC-FMRP – Imagem: Aquivo pessoal

A braquiterapia é um tipo de tratamento radioterápico de curta distância em que uma placa radioativa emite radiação a milímetros de distância do globo ocular. “A placa que emite radiação fica virada para o interior do globo ocular e a parte de fora é mais espessa, com uma camada de prata que bloqueia e protege a parte de fora do olho da radiação”, explica.

O procedimento durou cerca de uma hora e contou com a colaboração da professora Zélia Correa, da Universidade de Miami, além de profissionais da radioterapia, patologia ocular, oncologia clínica, radioterapia intervencionista e, em casos de crianças, da oncologia infantil.

O serviço no HC-FMRP será oferecido para pessoas de todo o Brasil pelo SUS. Os pacientes devem procurar o Posto de Saúde da região em que residem e verificar o encaminhamento para a unidade.

Mais informações: (16) 3602-2523.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.