GPublic é aprovado como centro de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados

Formalização aconteceu na última reunião do Conselho Deliberativo do IEA

 23/04/2021 - Publicado há 8 meses
Por

O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), foi formalizado como um centro de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) de Ribeirão Preto da USP.

Coordenado pelos professores Cláudia Souza Passador e João Luiz Passador, o grupo é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, desde 2004, e conta com a participação de sete professores e pesquisadores permanentes.

O grupo procura promover em suas atividades o desenvolvimento de estratégias e ações de transformação, a elaboração de políticas públicas e de práticas de gestão aderentes. “E articula a estes substantivos de propósitos as áreas finalísticas de saúde, educação, geração de emprego e renda, cooperação e gestão de redes, artes e cultura, integração territorial, dentre outras”, explica a professora Cláudia.

Os coordenadores celebram a novidade: “O IEA é o espaço mais inovador e multidisciplinar na USP para realizar a discussão a respeito de políticas públicas com pesquisadores, formadores de opinião e representantes governamentais, garantindo o aspecto interdisciplinar e multiprofissional que caracteriza o GPublic”.

Uma das características do grupo, e que o levou ao IEA, é a interdisciplinaridade: “A vocação do grupo de pesquisa é naturalmente interdisciplinar, seus membros são de distintas áreas e trabalham com temáticas que demandam uma abordagem sistêmica e integrada”, explica a professora Cláudia.

Atualmente sua produção científica está direcionada a quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas.

Mais informações: https://www.gp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.