Frederico Guilherme Graeff recebe título de Pesquisador Emérito do CNPq

Título é concedido a pesquisadores que contribuem com a comunidade científica brasileira

 09/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/04/2020 as 12:32
Por

O professor aposentado Frederico Guilherme Graeff, da USP em Ribeirão Preto, vai receber o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na edição de 2020, que acontece dia 13 de maio. 

O prêmio, concedido a dez cientistas brasileiros por ano, foi criado em 2005 e entregue desde 2006. O título é concedido pelo conjunto da obra científico-tecnológica do pesquisador e por seu renome junto à comunidade científica.

Sobre o professor

Graduado e pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Frederico Guilherme Graeff é doutor em Farmacologia e realizou pós-doutorado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. 

Sua atuação tem ênfase em Neuropsicofarmacologia, principalmente nos temas que envolvem ansiedade, depressão, serotonina, matéria cinzenta periaquedutal e modelos experimentais de ansiedade. A partir do ano 2000 pesquisou principalmente sobre neurobiologia do transtorno de pânico.

O professor também é autor dos livros Fundamentos de psicofarmacologia, Drogas psicotrópicas e seu modo de ação e Transtornos Da Ansiedade.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.