USP oferece curso gratuito on-line de educação em saúde bucal para professores do Ensino Básico

Objetivo de curso promovido pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP é difundir conhecimento sobre saúde bucal e formas de prevenção de doenças, em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica

12/04/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Denise Guimarães / USP Imagens

.
A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP está com vagas abertas para o curso a distância Educação em Saúde Bucal, destinado a professores da rede de Educação Básica (Ensino Infantil). As aulas gravadas estarão disponíveis do dia 1º de maio a 30 junho e as inscrições, gratuitas, vão até o dia 20 de abril e podem ser realizadas neste link.

O curso, com 500 vagas, será ministrado por docentes e pós-graduandos do programa de pós-graduação em Odontopediatria da Forp. O conteúdo está centrado na educação em saúde, com foco em crianças na primeira infância, com o objetivo de difundir conhecimento sobre saúde bucal e formas de prevenção de doenças, em paralelo à capacitação de recursos humanos da educação básica para inserção destes temas em sala de aula.

Além disso, as aulas fazem parte do projeto de extensão Alfabetização em Saúde Bucal, que tem como metas difundir aos alunos do Ensino Básico informações sobre saúde bucal visando a colaborar na aquisição de autonomia para ao autocuidado, contribuir para a formação de professores da Educação Básica em tópicos relacionados à saúde bucal e possibilitar aos alunos vivenciar atividades relacionadas à geração de conhecimento por meio da apresentação de pesquisas realizadas na Universidade.

Dr. Molaris, mascote do projeto de extensão Alfabetização em Saúde Bucal, que oferece o curso gratuito de Educação em Saúde Bucal. Arte: Beatriz Masson (bolsista Pub-Extensão)

Confira o conteúdo programático:

1. Educação em saúde e higienização bucal;
2. Orientações e medidas preventivas direcionadas às mães e a saúde bucal do bebê.;
3. Pré-natal odontológico – os primeiros mil dias e a saúde bucal;
4. Importância do aleitamento materno e o Centro de Educação Infantil como facilitador desse processo;
5. Hábitos de sucção não nutritivos;
6. A lesão de cárie – Da disbiose sacarose dependente à destruição dos tecidos mineralizados.

Curso de Educação em Saúde Bucal
Inscrições: Até 20 de abril, neste link
Aulas: A distância (assíncrono), na plataforma Moodle da Cultura e Extensão da USP, do dia 1º de maio ao dia 30 de junho
Público-Alvo: Professores da rede de Educação Básica (Ensino Infantil)