Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto promove eventos sobre educação em saúde abertos à população

Eventos sobre educação em saúde ocorrerão na Biblioteca Sinhá Junqueira, no centro da cidade, abertos ao público e gratuitos

 26/10/2023 - Publicado há 9 meses
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Neste sábado (28/10), o Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove dois eventos na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547, Centro. O primeiro, às 18h, é o Conexão Informática Biomédica: Serious Games, e o segundo, às 19h30, é o Medicina 5.0: Discutindo dúvidas informacionais sobre sintomas pós-covid. Os dois eventos são gratuitos, abertos ao público, especialmente alunos e professores do ensino médio, e coordenados pela professora Maria Cristiane Barbosa Galvão.

Conexão Informática Biomédica

O projeto tem por objetivo divulgar conhecimentos de Informática Biomédica para alunos do ensino médio, professores e população em geral. Participam da atividade alunos do curso de graduação em Informática Biomédica de vários semestres. Haverá roda de conversa com foco em serious games (jogos sérios), que são utilizados para educar e treinar profissionais de saúde — os jogos podem simular situações reais de saúde, permitindo que os profissionais pratiquem suas habilidades em um ambiente seguro —, para educar pacientes — os jogos podem ser usados para ensinar aos pacientes sobre suas condições de saúde, tratamentos e como gerenciar sua saúde — e, ainda, para promover mudanças comportamentais — os jogos podem ser usados para sensibilizar, conscientizar e educar as pessoas sobre a importância de comportamentos saudáveis.

Medicina 5.0

Tem por objetivo divulgar conhecimentos sobre saúde para a população, por meio da discussão sobre  formas de solucionar dúvidas informacionais sobre sintomas pós-covid, com os graduandos do curso de Medicina da FMRP Luciano Daminato Neto, Victor Villatoro Carrapato e Matheus Alves Pereira. Haverá roda de conversa e acesso a recursos informacionais seguros para solucionar essas dúvidas, uma vez que existem muitas fake news sobre saúde e a população precisa conhecer formas seguras de encontrar informação em saúde.

Mais informações: mgalvao@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.