Curso esclarece tudo sobre a covid-19, com foco na prevenção

Oferecido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, é um curso rápido e on-line, com informações e orientações acessíveis a qualquer público

 

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP – Foto arquivo

Para conscientizar a população sobre a importância quanto à prevenção do novo coronavírus, professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP desenvolveram um curso rápido, on-line e aberto a toda a população sobre a covid-19.

Trata-de do curso de extensão Covid-19: O que você precisa saber e fazer, criado com linguagem acessível para que qualquer pessoa possa realizá-lo. São quatro módulos em videoaulas que trazem informações e orientações sobre a doença e podem ser acessados gratuitamente a qualquer momento.

No primeiro módulo, o aluno fica sabendo o que é a doença. No segundo, tudo o que deve fazer para proteger a si mesmo e as outras pessoas. No terceiro, encontra explicações sobre todas as ações em execução para conter a doença (suspensão das aulas, fechamento do comércio, cancelamento de shows, atividades de entretenimento e demais eventos) e as consequências dessas ações. O quarto módulo fala sobre o que cada indivíduo pode fazer para contribuir e traz um questionário. 

Quem participar do curso terá acesso a recursos complementares e até mesmo receberá certificado de conclusão. Entre os recursos disponibilizados está um curso on-line da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre vírus respiratórios emergentes, que inclui o da covid-19.

Força conjunta de especialistas de diversas áreas da FMRP, o curso foi desenvolvido em três dias como uma das respostas que a FMRP, em conjunto com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, dá à sociedade para combater a pandemia. Integrante da equipe técnica que elaborou o material, o professor Alan Eckeli,do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, diz que o curso é essencial para toda a população, devido ao momento em que vivemos.

Eckeli alerta para a urgência da prevenção e a necessidade de informação. “O curso é essencial para o agora, ele traz tudo o que é importante para que façamos a prevenção da doença. Para que seja possível fazer nossa parte, é necessário ter informação, daí a grande importância desse curso.”

Para fazer o curso, basta acessá-lo aqui ou ainda usar a versão ancorada na plataforma Veduca.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.