Filmes e exposições em Ribeirão Preto são destaques do “Express Cultura” desta segunda-feira (12/8)

Instituto Figueiredo Ferraz  exibe “Sertões: Luz e Trevas”, de  Maureen Bisilliat e “621 e Todas Nós”, de Galciani Neves, das 14h às 18h, de terça à sábado

 12/08/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Cena do filme Teca e Tuti: Uma noite na Biblioteca, que está em exibição na Casa Belas Artes – Foto: Divulgação/Multfest
Logo da Rádio USP
N esta segunda-feira (12), o Express Cultura faz um giro entre as principais exposições em exibição na cidade de Ribeirão Preto. No Instituto Figueiredo Ferraz  está em exibição Sertões: Luz e Trevas, de Maureen Bisilliat, das 14h às 18h, de terça à sábado. A exposição traz imagens tiradas em lugares longe das grandes cidades, nas aldeias e lugares santos do Nordeste brasileiro como: Juazeiro do Norte, Canindé e Bom Jesus da Lapa, entre 1967 a 1972, e sequenciadas sob forma de livro no ano de 1982. Também no Instituto Figueiredo Ferraz tem 621 e Todas Nós, de Galciani Neves que, ao analisar o acervo da coleção Figueiredo Ferraz, constituído desde o inicio dos anos 1980, foi possível mensurar quanto espaço na coleção é destinado aos trabalhos de artistas mulheres. Às obras selecionadas apresentam gestos, tempos, conflitos, desafios, critérios, desejos, intencionalidades e lutas das artistas mulheres. A Exposição segue aberta ate 14 de dezembro, também de terça a sexta das 14h às 18h. O Instituto Figueiredo Ferraz fica na Rua Maestro Inácio Stábile, 200, Alto da Boa Vista.

Já na Galeria Marcelo Guarnieri, a exposição Triz, de Laura Vinci, busca ocupar a galeria com uma instalação site-specific, ou seja, de obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, dando continuidade à sua investigação sobre as relações entre corpo, matéria, tempo e espaço. Materiais como o granito, o aço inoxidável, o latão, o vidro borossilicato e a fumaça são usados pela artista para dar forma a um conjunto de peças que dialogam com os elementos estruturais da arquitetura. A exibição será das 14h às 18h, na Galeria Marcelo Guarnieri, Rua Nélio Guimarães,1290, Alto da Boa Vista.

Na Casa Belas Artes, os filmes Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca e  O Mal Não Existe serão exibidos ao longo da semana. A animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca dos diretores Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo, tem classificação livre e foi inteiramente confeccionada utilizando o formato quadro a quadro (stop motion), técnica muito utilizada com recursos de uma maquina fotográfica ou de um computador. A historia acompanha  uma traça que mora em uma biblioteca e descobre o valor dos livros, assim ela passa a não comer mais livros. O longa, premiado na categoria Melhor Longa Infantil de 2024, no Festival Internacional de Cinema Infantil, no Rio de Janeiro, será exibido às 16h. Já o filme, O Mal Não Existe, do diretor Ryusuke Hamaguchi, recomendado para maiores de 12 anos, será exibido às 14h desta segunda feira, até quarta-feira sempre no mesmo horário. O longa conta a historia de um homem chamado Takumi que vive com sua filha num pequeno vilarejo nos arredores de Toquio, no Japão. Ele se depara com o plano de uma grande empresa para construir um camping para turistas no lugar. No entanto, as obras certamente terão um impacto negativo no fornecimento de agua do local, rompendo o equilíbrio natural das coisas.  A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, Vila Tibério. Para mais informações sobre valores dos ingressos ligue (16) 99161-4549.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh , Ferraz Júnior e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.