Exposição traz a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sob o olhar de Ronaldo Campanini

A mostra, uma homenagem póstuma, traz 21 imagens que podem ser visitadas até 31 de janeiro de 2023 no saguão do Prédio Central da FMRP

 22/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/11/2022 as 9:03
Por
Exposição FMRP sob o olhar de Ronaldo Campanini, 21 imagens estão no saguão do Prédio Central até 31 de janeiro de 2023 – Foto: Ronaldo Campanini

.
O orgulho, o prazer e a satisfação pelos mais de 40 anos de trabalho dedicados à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP estão na coleção de fotos que Ronaldo Campanini deixou como um de seus legados. São 21 fotos que contam o dia a dia da unidade e seu entorno, “pequenos detalhes captados pela sua curiosidade e sensibilidade e que muitos não enxergam com a correria do dia a dia”.

Parte desses registros está na exposição FMRP sob o olhar de Ronaldo Campanini, uma homenagem póstuma com curadoria do professor Roberto do Nascimento Silva com apoio dos familiares, principalmente da esposa e também funcionária da FMRP, Vilma Aparecida Pessini Campanini, e dos filhos Camila e Henrique.

A promoção é da Comissão de Cultura e Extensão e do Departamento de Bioquímica e Imunologia, ambos da FMRP, é gratuita e aberta ao público. A mostra integra as ações de comemoração dos 70 anos da Unidade e está no saguão do Prédio Central da FMRP, no campus da USP em Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até 31 de janeiro de 2023.

Os arcos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, por Ronaldo Campanini
Saguão do Prédio Central da FMRP com imagens da exposição – Foto: FMRP

.
Trajetória 

Ronaldo Campanini – Imagem: Arquivo Pessoal

Campanini nasceu em Santa Rosa do Viterbo, SP, e mudou-se para Ribeirão Preto com a família em 1977. “Conheceu então Maria Aparecida Rizzo Ruiz, tesoureira da Prefeitura do Campus, sua vizinha, que o indicou para uma vaga na Secretaria Geral da Faculdade de Medicina, onde iniciou sua trajetória em 1978, trabalhando com a sra. Alda do Prado Roma, com quem muito aprendeu”, conta o professor Roberto do Nascimento Silva.

Já em 1983, ele iniciou no Departamento de Parasitologia e Microbiologia como secretário e responsável pela prestação de contas da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). “Ele tinha participação ativa na organização dos congressos, tendo como coordenador o professor Antonio Campos Neto. Em 2000, com a fusão dos departamentos, foi chamado para trabalhar na Bioquímica e Imunologia, onde ficou até 10 de setembro de 2021”, explica Silva.

Durante a vida profissional, Campanini se formou em Direito e conciliou o trabalho na FMRP com atividades de docente na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) por muitos anos. “Em 1996, o carinho pela faculdade prevaleceu e ele optou por se dedicar somente ao trabalho de secretário de Departamento, onde orgulhava-se em dizer que muito aprendeu e conheceu os grandes mestres e professores André Ricciardi Cruz, Hélio Lourenço de Oliveira, Renato Hélios Migliorini. Sua trajetória nesta faculdade foi sempre com muita dedicação e competência”, finaliza o curador da exposição.

Mais informações: ccex-fmrp@fmrp.usp.br ou (16) 3315-0695.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.