Exposição ao material particulado atmosférico é tema de evento on-line

A palestra, dia 22 de outubro, às 14h, é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 21/10/2021 - Publicado há 2 meses
Por

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza, no dia 22 de outubro, às 14h, a palestra Modelos in vitro para avaliação do risco da exposição ao material particulado atmosférico, com a participação de Caroline Scaramboni, doutoranda do PPGQ e especialista em Química Atmosférica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “o material particulado (MP) é um poluente heterogêneo composto de partículas que variam em tamanho, massa e composição química, o que apresenta um desafio na avaliação dos seus efeitos na saúde”. Existem diversas abordagens para avaliar os efeitos da exposição ao MP, sendo estes os estudos epidemiológicos, estudos in vivo e os métodos alternativos, que englobam modelos in vitro e in silico. 

No evento, serão apresentados “alguns modelos in vitro propostos na literatura para avaliação da toxicidade do MP”. E, ainda, serão abordados o uso do modelo convencional de cultura celular submersa, que “envolve a adição de extratos de MP ao meio de cultura, para estimar fatores potenciais de risco de câncer”, e a utilização do modelo de cultura na interface ar-líquido. 

Não será necessário realizar inscrição prévia. Caso seja necessário comprovante de participação, solicitar após o término do evento ou na Secretaria do Departamento de Química. 

Os alunos do PPGQ devem acessar o evento por aqui. Os demais podem acessar por aqui. 

Para mais informações: dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.