Exportações do Brasil caem entre os principais parceiros

Apenas a China aumentou a compra de produtos brasileiros

 29/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Os principais parceiros comerciais do Brasil reduziram suas compras com o país em 2020, na comparação com o ano anterior. É o que aponta o Boletim Comércio Exterior de março de 2021, coordenado pelo professor Luciano Nakabashi, da FEA-RP.

Apenas as exportações para a China apresentaram crescimento (2,2%). As exportações para os demais destinos recuaram: EUA (-35%), Países Baixos (-29%), Argentina (-19%), Japão (-29%) e Chile (-34%).

O aumento das exportações para a China pode ser explicado pela venda de carnes de bovinas, que aumentaram em 36,3%. Também houve elevação nas exportações de minérios de ferro e seus concentrados (8,4%) e soja (6,7%).

A queda na venda para os Estados Unidos foi acentuada pela redução das exportações de óleos brutos de petróleo (-64,2%) e de óleos de petróleo (-64,8%).

Os principais destinos dos produtos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) foram Estados Unidos, China, Arábia Saudita e Rússia. Para os EUA, houve queda de 24% nas vendas entre 2019 e 2020, resultado da queda da demanda de álcool etílico não desnaturado. Já a China aumentou de forma expressiva suas importações da RMRP: 242,4%, decorrente das vendas de açúcar de cana.

Por: Leonardo Rezende.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.