Exibição do filme “Paloma” é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (1/10)

O longa acompanha uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho, ter um casamento tradicional

 Publicado: 01/10/2024 às 15:55
Por
homem e mulher trans em casamento
Cena do filme Paloma – Foto: Divulgação/SESC-SP
Logo da Rádio USP

O destaque do Express Cultura desta terça-feira (1) é a exibição do filme Paloma, do diretor Marcelo Gomes. O longa acompanha uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho, um casamento tradicional, na igreja, com seu namorado Zé. Ela trabalha duro como agricultora economizando para pagar a festa, mas ao ter a recusa do padre em realizar a cerimônia, Paloma se vê obrigada a enfrentar a sociedade rural. A exibição do filme, indicado para maiores de 16 anos, será às 19h30, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no Centro.

O programa desta terça-feira (1º/10) também  faz um giro pelas principais exposições que estão acontecendo na cidade. A primeira é Retratos de uma Vida Só, do artista plástico Daré. A mostra conta com desenhos, pinturas, objetos, fotografias, impressos e cartazes que abrangem um período de 21 anos de ateliê. A exposição, gratuita, pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Espaço Cultural do IEA-RP, Rua Pedreira de Freitas, 20, no Campus da USP Ribeirão Preto (antigo Santander).

Outra exposição é a da Galeria Adizza Prado em parceria com o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp). A mostra reúne artistas mulheres que trazem em suas produções questões ligadas ao corpo e à natureza. A mostra possui obras das artistas Adriana Amaral, Carolina Koff e Marcela Neves. A exposição pode ser vista das 11h às 19h, na Galeria Adizza Prado, Avenida Itatiaia, 629. 

A exposição Forró, de Mano Penalva, reúne obras que exploram a interação em pares e as ideias de concepção e espelhamento, tanto entre objetos quanto em relação ao espaço. O artista ainda utiliza uma variedade de materiais do cotidiano, transformando-os por meio de arranjos, que frequentemente incorporam um toque de humor. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30 e aos sábados das 9h  às 15h, no Marp, Rua Barão do Amazonas, 323, Centro.

Nesta terça-feira (1º/10) começa a programação do primeiro Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto e mais de 3.500 inscrições foram recebidas para participar do projeto. A partir disso, a equipe de curadores realizou uma seleção das produções que serão exibidas a partir de cinco eixos temáticos: Latinidades, Mirada, O Meio é o Todo, Estéticas Descentralizadas e Cosmovisão. Neste primeiro dia, teremos a exibição de um longa metragem, um média metragem e cinco curtas. O longa é Estilo e Ódio, do diretor Allan Barbosa Lopes, que conta a história de um grupo de breaking de Ribeirão Preto chamado Funk Fukers, que nasceu nas periferias da cidade e foi o único campeã mundial do País. A exibição do longa será às 19h, na Abrasel, Rua João Penteado, 386, no Jardim Sumaré.  

Na Biblioteca Sinhá Junqueira também tem exibição. São os filmes da sessão Mirada, que começa nesta terça-feira (1º/10) e vai até sexta-feira (4/10); a sessão começa sempre às 15h e a Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547. Lembrando que tanto a sessão da Abrasel quanto a da biblioteca tem entrada gratuita e distribuição de ingressos por ordem de chegada.

A Casa de Angu promove nesta quinta-feira, dia 3/10, uma aula de capoeira de Angola com o Mestre Zé do Lenço, apelido de José Alves, mestre baiano de capoeira. Zé começou na capoeira em 1962 e desde de 1990 é mestre de capoeira de Angola. A oficina acontece na sala de tatami do Centro de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (Cefer) no Campus da USP, às 19h. Mais informações pelo e-mail: capoeiracasadeangu@gmail.com.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.