O Express Cultura desta quarta-feira (7) traz como destaque a entrevista com a poeta, atriz, pesquisadora cultural e pioneira do slam, competição de poesia falada no Brasil, Roberta Estrela D´Alva. A poeta conta sobre seu início no slam e sobre a importância da poesia em grandes eventos como a Feira Internacional do Livro (FIL). Além disso, dentro da programação da FIL acontece hoje a final do campeonato da Final Slam 016 FIL. O concurso de poesia falada reúne diversos slammers da cidade e da região. O encontro será às 20h30 na sala principal do Theatro Pedro II. O encontro é gratuito, mas para participar os ingressos devem ser retirados a partir das 19h30 na central de informações da FIL, localizada na esplanada do Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370.
Na programação da FIL hoje também tem Sessão Filosofia – O que é filosofar?, com Renato Janine Ribeiro e mediação de Felipe Ziotti Narita, às 19h. O filósofo brasileiro encontra o público para uma troca a respeito de como nasce e o que significa a filosofia, como esse conceito destoa do senso comum e qual seu papel prático ao lidar com a ação humana. Renato Janine Ribeiro é professor de Ética e Filosofia Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, estudioso da teoria política clássica e da democracia atual e é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Seu romance histórico A neve quente dos trópicos sairá este ano no Brasil pela editora Estação Liberdade. A sessão será no Auditório Meira Júnior do Theatro Pedro II. O encontro é gratuito, mas para participar os ingressos também devem ser retirados a partir das 18h na central de informações da Feira Internacional do Livro, localizada na esplanada do Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370.
Além disso, tem o bate-papo Loucura na Civilização: Uma História Cultural da Insanidade, com Raquel Gouvea e Daniela Arbex, e mediação de André Nader. O debate fundamentado no livro do sociólogo Andrew Scull traz questionamentos sobre como se deu o surgimento e a institucionalização dos hospícios e como as concepções de insanidade foram sendo construídas para justificar o enclausuramento e o silenciamento dos socialmente indesejados. O bate-papo gratuito será às 17h30, na tenda do Sesc na Esplanada do Theatro Pedro II.
No estande do Senac na Praça XV de Novembro, tem a oficina Horta Caseira, às 14h30. A oficina ensinará a produção do próprio alimento, abordando desde a montagem do substrato adequado para o plantio até a escolha do local ideal e das hortaliças. Os participantes vão aprender sobre a necessidade de luz e irrigação, o ciclo das hortaliças e a colheita, capacitando-os a cultivar com sucesso seus próprios alimentos em casa. A oficina é gratuita e livre para todos os públicos. Às 19h30 também tem a oficina gratuita Imersão Fotográfica, que oferece a chance de aprimorar habilidades em um estúdio profissional, com acesso a equipamentos de ponta e instruções detalhadas sobre iluminação e composição. Orientada pelos professores de fotografia do Senac, a atividade permite vivenciar uma produção real em estúdio.
No Teatro Municipal tem o espetáculo Madame M com o Teatro de Riscos, às 14h30. O espetáculo infantojuvenil trata da invisibilidade de pessoas em situação de rua, dos riscos e da luta para serem vistas, ouvidas e respeitadas. A apresentação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. O Teatro Municipal fica na Via São Bento nos Campos Elísios.
No auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira tem o bate-papo Educação e Leitura na Primeira Infância, às 14h30, com Vasti Ferrari Marques e o professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sergio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP Polo Ribeirão Preto. Com proposta interativa, o químico, educador e escritor Mozart Ramos e a pedagoga e gestora de Educação Pública Vasti Marques debatem a importância da educação e da leitura na primeira infância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A atividade é realizada pelo IEA e é gratuita. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no centro da cidade.
No Espaço Ambient de Leitura na Esplanada do Theatro Pedro II, tem o show Crua, lançamento de livro e exposição, com Jacque Falcheti e participação de Vânia Lucas, às 20h30. O Crua é o projeto solo da cantora e compositora ribeirão-pretana Jacque Falcheti, em um formato minimalista com voz e violão. Além do show, a artista lança o livro homônimo e a exposição Diário de produção – 2 anos CRUA, produzida em parceria com Thainá Rossati, produtora, fotógrafa e artista visual. A exposição acontece na Biblioteca Sinhá Junqueira. O trabalho mostra os bastidores de eventos nacionais e internacionais que Falcheti participou. Os dois eventos são gratuitos.
A Galeria Marcelo Guarnieri está com a exposição Triz da artista Laura Vinci, que fica disponível até o dia 3 de setembro. A artista ocupa a galeria com uma instalação site-specific, dando continuidade à sua investigação sobre as relações entre corpo, matéria, tempo e espaço. Materiais como o granito, aço inoxidável, latão, vidro borossilicato e a fumaça são usados por Laura para dar forma a um conjunto de peças que dialogam com os elementos estruturais da arquitetura. A exposição é gratuita e está disponível de segunda a sexta das 10h às 18h, e de sábado das 10h às 14h. A Galeria Marcelo Guarnieri fica na Rua Nélio Guimarães, 1290, no Alto da Boa Vista.
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.