Entrevista com a artista do corpo Malba Oliveira é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (14/8)

A artista fala sobre sua performance, que será nos dias 16 e 23 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322 no Centro

 14/08/2024 - Publicado há 4 meses
Por
Projeto Mortenidade da artista Malba de Oliveira – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (14) traz como destaque a entrevista com a artista do corpo Malba Oliveira. A artista fala sobre seu projeto Mortenidade – As Invisíveis Mortes que Geram a Vida, uma iniciativa que desafia os estereótipos de gênero e promove reflexões profundas sobre a experiência da maternidade. Por meio de performances e ações performáticas, Malba convida o público a participar de uma jornada artística. Além das apresentações, o projeto inclui uma roda de conversa e um bate papo on-line com artistas mulheres, mães, convidadas. A performance será nos dias 16 e 23 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322, no Centro, com entrada gratuita. No dia 31 de agosto, às 9h30, também no Centro Cultural Palace, dentro do Projeto Mortenidade, vai acontecer a oficina Insurgência Feminina – Táticas para a Auto Percepção e Empoderamento.

O Sesc promove um bate-papo para troca de interpretações, reflexões e experiências de leitura sobre o livro exigido no Enem, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. O livro é uma das principais referências brasileiras do Naturalismo, movimento literário derivado do Realismo, que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica, além da animalização das personagens. A roda de conversa, gratuita, será às 19h30, e tem 20 vagas distribuídas por ordem de chegada. Será no Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, no Centro de Ribeirão Preto.

No Museu Casa de Portinari, nesta quinta-feira, 15/8, tem a quadragésima nona Semana de Portinari. É a oficina “Pontos MIS” – Cinema em Foco: da origem à fascinante mistura de arte e entretenimento. A oficina traz o professor e crítico de cinema e literatura Marcelo Lyra, que explica como surgiu a arte cinematográfica e como se transformou nessa fascinante mistura de arte e entretenimento. A oficina ainda conta com aula expositiva com exibição de cenas de filmes para exemplificar o funcionamento das diferentes técnicas de filmagem: montagem, iluminação e profundidade de campo, entre outras técnicas. Tem também o estudo dos principais movimentos cinematográficos, como Expressionismo e Neorrealismo, e como eles influenciaram as gerações posteriores de cineastas. A oficina é gratuita e começa às 14h no Cine Clube Candido Portinari, Avenida Doutor Rebouças, nº 364, no Centro de Brodowski.

A Biblioteca Sinhá Junqueira, das 14h às 16h, tem oficina de leitura e produção de HQs, com a artista e quadrinista Luana Cristini. Às 19h, também na Biblioteca, tem a roda de conversas Do Pai Ideal à Paternidade Real. A roda faz parte do projeto Lugar de Escuta, grupo de conversa que busca promover uma masculinidade saudável através da escuta, diálogo, autorreflexão e da valorização da diversidade. O projeto tem como convidada a pedagoga Bya Faria e vai ser mediada pelo terapeuta integrativo Fausto Neto. O bate-papo é gratuito e a Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547 no Centro de Ribeirão Preto.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.