Em Ribeirão Preto Escola de Educação Física e Faculdade de Direito têm nova direção

Na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, a nova direção assumiu dia 15 de agosto; na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, os novos diretor e vice-diretor assumem dia 16 de setembro

13/09/2021 - Publicado há 3 anos
Fachadas da Faculdade de Direito e da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Fotos: EEFERP/FDRP

Os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes acabam de assumir como diretor e vice-diretor, respectivamente, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Já na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), os professores Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho será o diretor e Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua, o vice-diretor a partir do dia 16 de setembro.

EEFERP

Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes – Fotos: Arquivo pessoal/ e-Aulas da USP

Desde o dia 15 de agosto, os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes respondem pela direção da EEFERP. No plano de gestão para a mais jovem unidade do campus de Ribeirão Preto, os professores afirmam que prezem pela “excelência acadêmico-administrativa, pela gestão-inovação e pela comunicação”.

Na comunicação, a ideia é otimizar processos e melhorar os trâmites entre as Assistências Acadêmicas, entre as Comissões Estatutárias e também de estreitar as relações com a comunidade externa à EEFERP. Já para a contínua busca pela excelência acadêmico-administrativa, “a premissa é o acompanhamento e apoio para que possam ser alcançadas as metas e ações estabelecidas em curto, médio e longo prazo junto às Assistências Acadêmicas e Comissões Estatutárias”. O pilar da gestão-inovação, dizem os professores, surgiu pelo panorama imposto pela pandemia, especialmente envolvendo os aspectos financeiros e a consequente escassez de recursos a serem captados para diversas atividades da unidade. “A instabilidade político-econômica também traz consequências para a reposição do quadro técnico e docente, que nos impõe a missão de buscar o desenvolvimento de práticas inovadoras para a gestão.”

FDRP

Nuno Manuel M. dos Santos Coelho e Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua/Divulgação

Criada em 2007, a FDRP terá sua primeira diretoria composta com professores da unidade. Entre as propostas apresentadas pelos professores Santos Coelho e Ponzilacqua estão “o diálogo, a transparência, a não surpresa e a democracia, que devem marcar o funcionamento de todas as instâncias deliberativas e de gestão da FDRP”.  Os professores destacam a assistência e a permanência estudantis como objetos de investimento e atenção prioritária, assim como o fortalecimento do mestrado e a construção do doutorado.

Nuno Manuel M. dos Santos Coelho concluiu a graduação em Direito pela USP e o mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez  estágios doutorais na Faculdade de Direito de Coimbra e pós-doutorado na UFMG e Universidade de Munique. Foi professor e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor associado da FDRP-USP e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua é professor associado da FDRP. Tem graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e em Teologia pelo Instituto Teológico de São José de Rio Preto. Fez mestrado em Estudos Linguísticos na Unesp e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília. O pós-doutorado foi em Sociologia do Direito pela Universidade da Picardia, em Amiens, e em Sociologia do Direito e da Religião, em Estrasburgo, ambas na França.

Colaboração: Claudia Sarkis Rezende, Comunicação Institucional da FDRP.