“Desfile Rosa” promove conscientização sobre o câncer de mama

Evento será no dia 19 de outubro, no Ribeirão Shopping, como atividade do Outubro Rosa e é realizado pelo Núcleo de Ensino e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema)

13/10/2022 - Publicado há 1 ano
Uma das edições do Desfile Rosa promovido pelo Rema – Foto: João Neves

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove mais uma edição do Desfile Rosa – A beleza e a força da mulher no controle do câncer de mama. O evento será no dia 19 de outubro, às 19h30, na praça B do Ribeirão Shopping, na Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, nº 1540, bairro Jardim Califórnia, em Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição.

O desfile é realizado desde 2014, com o objetivo de quebrar paradigmas e mostrar para a comunidade que o câncer não tem idade, padrão e estereótipo e mesmo depois do diagnóstico, há cura, vida e beleza. A ação conta com mulheres atendidas pelo Rema.

Criado em 1989, o Rema oferece programas destinados à reabilitação emocional, física, espiritual e social de mulheres mastectomizadas, com atividades em grupo que visam à prevenção do linfedema e atividades artesanais e culturais de reintegração dessas mulheres na sociedade. A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Os atendimentos são gratuitos e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no Laboratório de Saúde da Mulher, na EERP, das 7h30 às 12h.

Mais informações aqui.

Câncer de mama

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil em 2021 foram estimados 66.280 casos novos e é o tipo com maior mortalidade entre as mulheres, principalmente no Sul e no Sudeste do País.

O Inca alerta para os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Mais informações aqui.