Desenvolvido na USP, modelo computacional vence prêmio de engenharia biomédica

Projeto da pesquisadora Paula Cristina dos Santos auxiliou médicos a realizarem o diagnóstico de covid-19 no interior de Minas Gerais

 21/12/2021 - Publicado há 2 anos
Por

Dada a emergência da saúde pública decorrente da pandemia de covid-19 no Brasil, projetos relacionados à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) foram estimulados a fim de contribuir com soluções para o enfrentamento da crise da saúde no País. Nesse sentido, a pós-doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e pesquisadora sênior no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Paula Cristina dos Santos, foi premiada com um projeto de apoio ao diagnóstico para covid-19 no Boston Scientific de Inovação em Ciência Biomédica para o SUS 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e a Boston Scientific do Brasil. 

Paula Cristina dos Santos – Foto: Arquivo pessoal

A pesquisadora foi responsável pelo trabalho Marie: Modelo Computacional Inteligente Para Sugestão de Diagnóstico de Covid-19 e Outras Patologias Pulmonares, um modelo computacional independente para diagnóstico de covid-19 e outras patologias pulmonares e vencedor da categoria de Relato de Experiência. 

O projeto, que nasceu de uma parceria com o município de Itapeva, em Minas Gerais, mostrou que a Inteligência Artificial pode beneficiar diferentes municípios mesmo com poucos recursos. O modelo computacional, desenvolvido na USP, foi utilizado por médicos da cidade para que realizassem o diagnóstico da doença e um “melhor atendimento do paciente”, conta a pesquisadora. Relatando a experiência, explica que o “médico poderia bater uma foto do exame de raio X ou fazer o upload da imagem” na plataforma. 

O algoritmo desenvolvido durante o projeto possibilitou que fossem acompanhados a evolução e o percurso da doença no município, algo que “foi extremamente importante para um bom diagnóstico no paciente e, até mesmo, medidas de prevenção e internação”, afirma a pesquisadora.  

O concurso visa a reconhecer e premiar trabalhos técnico-científicos da área de Engenharia Biomédica, com temáticas relacionadas a soluções para a cadeia de dispositivos médicos no sistema público de saúde e propondo soluções práticas para os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); conta também com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações; o Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica foi criado para o SUS e está em sua segunda edição.

A transmissão da cerimônia de premiação está disponível aqui. Conheça mais sobre o aplicativo Marie aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.