Curso on-line e gratuito aborda integridade em pesquisa científica

Aulas são oferecidas pelo Comitê de Integridade Científica e Boas Práticas em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 17/08/2021 - Publicado há 3 meses
Por

O Comitê de Integridade Científica e Boas Práticas em Pesquisa (CIP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP oferece de forma gratuita o Curso Básico On-line de Integridade em Pesquisa. O objetivo é abordar a importância das questões éticas e morais relativas à pesquisa, além do impacto negativo que a má conduta pode causar aos indivíduos, grupos de pesquisa, instituições e sociedade em geral.

O curso será obrigatório para novos ingressantes do primeiro semestre de 2022 no mestrado e doutorado da FMRP. As informações sobre a obrigatoriedade estarão nos editais dos Programas de Pós-Graduação.

A programação conta com aulas gravadas com conteúdo sobre as diferentes vertentes da má conduta em pesquisa, planejamento e execução de projetos, controle e preservação de dados, autoria, colaboração em pesquisa, conflito de interesses, propriedade intelectual e ética em pesquisas com animais e seres humanos. Além disso, os inscritos receberão arquivos adicionais e complementares, como o Guia de Boas Práticas Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

“Ao finalizar o curso, os alunos deverão compreender o que é má conduta em pesquisa, entendida como a fabricação, falsificação ou plágio ao propor, realizar ou revisar pesquisas, e/ou ao relatar os resultados da pesquisa, assim como se capacitar para atuar de modo íntegro”, afirma a professora Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro, que é presidente do Comitê.

Podem participar pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e os inscritos que obtiverem nota igual ou superior a 7 em até três tentativas de realização da avaliação on-line receberão um certificado, que será emitido pelo CIP, com validade de quatro anos.

As inscrições devem ser feitas neste link.

Mais informações ou inscrições: cip@fmrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.