Curso gratuito de português para estrangeiros é oferecido na região de Ribeirão Preto

Iniciativa de docente da USP e da Biblioteca Sinhá Junqueira propõe desenvolvimento, compreensão e produção do nível básico do português oral e escrito; inscrições serão de 11 a 15 de janeiro

 04/01/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Com o objetivo de propor desenvolvimento, compreensão e produção do nível básico do português oral e escrito para falantes de outras línguas, a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), em parceria com a professora Maria Helena da Nóbrega, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), promove o curso Português e cultura brasileira para falantes de outras línguas, com inscrições abertas dos dias 11 a 15 de janeiro. O curso, com vagas limitadas, é gratuito e será realizado presencialmente aos sábados, das 15h às 17h, a partir do dia 22 de janeiro na BSJ. 

A introdução à língua portuguesa e cultura brasileira permite que o aluno domine um repertório básico de palavras e expressões simples, facilitando sua compreensão oral e escrita diante de uma língua não nativa. Para participar, os interessados precisam ser estrangeiros de diversas nacionalidades, alfabetizados e realizarem a inscrição presencialmente na BSJ, portando documento com foto.

“Receber essa proposta e poder aplicar de forma gratuita é de extrema importância para nós e para a cidade de Ribeirão Preto, que recebe diversos estrangeiros por conta das faculdades e universidades. Dessa forma podemos acolher e interagir com todos”, comenta a produtora cultural da biblioteca, Carolina Gregório. 

Sobre o curso

Durante o curso, serão introduzidas as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas, abordando aspectos culturais que desembaraçam a prática comunicativa social. As aulas serão lecionadas pela professora Maria Helena, que já ensinou português para estrangeiros na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) de Salamanca e na Universidade de Salamanca, na Espanha; também ministrou práticas didáticas para professores de português para estrangeiros na Universidade de Hanói, no Vietnã, e na Universidade Normal de Pequim, na China. 

Os métodos utilizados incluem tarefas e problematização de situações reais que permitam com que o estudante vivencie a cultura brasileira, atividades integradoras, vídeos e recursos visuais, com incentivo a práticas interativas para imersão. Além disso, serão utilizados materiais multimídia e os alunos poderão ter acesso aos computadores e internet da BSJ para realizarem os trabalhos; aqueles que atingirem a partir de 85% de participação e realização das atividades receberão certificado. 

Mais informações: (16) 3323.7171 ou neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.