Curso apoia gestores na reabertura de escolas e na melhoria da qualidade da educação

Iniciativa é promovida pelo Todos pela Educação em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA-RP/USP, a FGV DGPE e a FGV In Company. Inscrições gratuitas até 2 de agosto

Por

Gestores e técnicos na área da educação pública passaram a enfrentar desafios ainda maiores para trazer avanços à área após 2020. Afinal, o fechamento de escolas por conta da pandemia de covid-19 aprofundou as dificuldades que já existiam no campo educacional, apesar dos esforços de algumas redes em implementar estratégias emergenciais, como o ensino remoto. Levantamentos iniciais já apontam sérios impactos na aprendizagem dos estudantes e na desigualdade educacional. Para auxiliar esses profissionais, o Todos pela Educação promove o curso Educação Já Municípios, em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais – FGV DGPE e a FGV In Company.

A participação é gratuita e voltada a pessoas maiores de 18 anos, com ensino médio completo e que sejam gestores ou técnicos ligados a secretarias de educação de municípios com até 550 mil habitantes. As inscrições devem ser feitas neste link, no item “Formulário de cadastro”, até o dia 2 de agosto. O curso será totalmente à distância, com 30 horas de duração, dividido em 34 módulos. Participantes que tiverem 70% de aproveitamento mínimo receberão certificado. Eles terão 90 dias para concluir o curso a partir da data de início.

A iniciativa pretende trazer subsídios técnicos para a construção de um plano de reabertura das escolas a curto prazo e a estruturação de um sistema educacional de qualidade no município. A formação também vai auxiliar os gestores a organizar um plano de trabalho para as secretarias. 

A coordenação acadêmica do curso é feita pelo titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, e pelo professor da FGV-Rio Henrique Paim. O corpo docente inclui nomes de destaque no campo educacional, como a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz; a ex-presidente do Inep Maria Inês Fini; a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin; e o ex-secretário executivo da Educação do Estado de São Paulo Haroldo Corrêa Rocha. 

Para esclarecer dúvidas ou ter mais informações sobre o curso, acesse o edital disponível neste link ou entre em contato pelo e-mail compromisso@todospelaeducacao.org.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.