Conferência discute aulas remotas e cenário pós-pandemia nos ensinos básico e superior

Evento será realizado digitalmente e transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube

Com a pandemia, escolas precisaram recorrer a aulas a distância – Foto: Marcos Santos/USP/Imagens

Com a necessidade de um isolamento social em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, da noite para o dia, milhões de estudantes brasileiros ficaram sem ir à escola ou ao campus universitário. Como consequência, as instituições de ensino, sejam públicas ou particulares, de nível básico ou superior, precisaram estruturar um currículo on-line e oferecer aulas remotas. Para discutir essa realidade atual, o Instituto de Estudos Avançados-Polo Ribeirão Preto promove no dia 6 de maio, a partir das 19h, a conferência digital Aulas e calendário escolar em tempos de covid-19.

A participação é gratuita. Não haverá inscrição nem emissão de certificado. O evento será exibido no canal do IEA-RP no YouTube.

Na conferência, que é parte das atividades da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, o secretário executivo da Educação do Estado de São Paulo, Haroldo Rocha, vai abordar a experiência da secretaria com as aulas virtuais, que começaram no dia 27 de abril, e como será o retorno às aulas presenciais, previsto para ter início em julho, de forma gradual.

Outra convidada do evento será a ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo Maria Helena Castro, que atualmente integra o Conselho Nacional de Educação. Ela vai discutir os desafios de alinhar os diferentes calendários e de contabilizar as atividades escolares na carga horária tanto para a educação básica quanto para o ensino superior. 

A conferência contará ainda com a participação do titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, professor Mozart Neves Ramos, que também é integrante do Conselho Nacional de Educação. O mediador da discussão será o coordenador do IEA-RP, Antônio José da Costa Filho.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.