Conferência debate segurança urbana

Evento integra ciclo promovido pela Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa e por grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto

 08/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/08/2022 as 15:38
Por

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, por meio de seu Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública, e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 26 de agosto, a partir das 10h (horário de Brasília), o quarto evento de seu Ciclo de Conferências, que vai abordar o tema Cidades seguras na prática.

A conferência será exclusivamente on-line, com transmissão  pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado no chat das plataformas.

A palestrante será a docente do Departamento de Planejamento Urbano e Ambiental do KTH Royal Institute of Technology, Vânia Ceccato. Ela vai dar exemplos de como planejadores urbanos e arquitetos podem trabalhar para prevenir o crime e melhorar a percepção da segurança em espaços públicos usando métodos espaço-temporais com uma abordagem inclusiva e sustentável.

Vânia Ceccato é professora do Departamento de Planejamento Urbano e Ambiental, Escola de Arquitetura do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, Suécia. Sua área de especialização é segurança urbana. É autora e editora de oito livros, um dos mais recentes sobre segurança de jovens em espaços públicos (Transit Crime and Sexual Violence in Cities: International Evidence and Prevention). Foi apontada embaixadora internacional da Sociedade Britânica de Criminologia em 2016 e é representante da UN-Safecity Program na sua instituição na Suécia. 

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da criminologia experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.