Compras de Natal exigem planejamento

Para evitar problemas futuros com troca de presentes, arrependimento da compra e na contratação de serviços é essencial o planejamento, diz mestrando da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, Arley Mattos Baisso

 20/12/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

As compras de Natal deste ano devem injetar 60 bilhões de reais na economia brasileira, segundo estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, feito em todas as capitais do País. A maioria dos entrevistados pretende pagar os presentes à vista, mas 36% pretendem usar o cartão de crédito. Nesta época do ano, a principal data para o comércio, surge sempre a mesma dúvida.

Natal – Foto: Visual Hunt

O que fazer para garantir os direitos do consumidor na compra de Natal e naqueles serviços que mandamos fazer na casa e no carro para aproveitar o décimo terceiro? São essas as dicas que dá o advogado e mestrando da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Arley Mattos Baisso. Para o advogado, o principal nas compras de Natal é o planejamento.

“É importante pesquisar preços, condições de pagamento e garantir os produtos que costumam esgotar com facilidade nessa época”, alerta o advogado. Também tem aquelas pessoas que se arrependem da compra, ou mesmo que ganham o mesmo produto no amigo oculto. Para essas pessoas que querem devolver o produto comprado, Baisso explica que isso é possível para aquelas compras que não são feitas em lojas físicas. 

Com relação à prestação de serviços, Baisso lembra que é essencial que o consumidor escolha um profissional de confiança e, antes de iniciar o serviço, exija um orçamento completo constando o valor do serviço, materiais necessários e o prazo para conclusão.

Ouça no player acima, na íntegra, as dicas do advogado.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.