“Circo da Física” é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (31/5)

Peça teatral organizada por alunos da USP tem cinco sessões entre quinta e sexta-feira

01/06/2023 - Publicado há 11 meses
O Circo da Física se apresenta nesta quinta e sexta, no Teatro da USP – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (31/5) trouxe como destaque o Circo da Física, peça teatral organizada pelos estudantes de graduação em Física Médica do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  (FFCLRP) da USP. O espetáculo conta a história do Capitão Momo, um aventureiro que viaja pelos mundos da física e aprende os conceitos científicos através de seus experimentos. O projeto, que conta com apoio da Seção de Atividades Culturais da USP, tem entrada gratuita e livre para todos os públicos. Na quinta-feira, são duas sessões: às 10 e às 15 horas. Na sexta, mais três apresentações: às 10, às 15 e às 19 horas. O Teatro do Campus é a antiga Capela da USP.

O CineCiência desta quinta traz o filme A Cor que Caiu do Espaço, do diretor Richard Stanley. Lançado em 2019, o longa conta a história de uma família que vive isolada em uma grande propriedade. Certa noite, uma luz rosada aparece no céu e invade a casa, o que traz sensações inesperadas e um inimigo mortal. A sessão é gratuita, com classificação indicativa de 16 anos e faz parte da temática biologia mutante. A exibição começa às 15 horas, no anfiteatro do bloco 4, o bloco didático das exatas. Toda semana, o CineCiência traz um filme com temas que envolvem a ciência.

Como acontece toda semana, o Instituto A Fábrica promove o evento Quartas do Nau, que apresenta, às 19 horas, o curta-metragem espanhol Alike, de 2015, dirigido por Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez. O filme mostra a relação entre um pai e um filho que vivem em uma sociedade em que a ordem e a ética de trabalho sugam a criatividade de seus habitantes. Depois da exibição, o local recebe uma roda de conversa com a psicóloga Natália Gallo sobre a importância de não deixar passar o momento. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O Instituto A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no Centro.

O Shopping Iguatemi recebe, a partir desta quinta, uma exposição que detalha, com imagens inéditas, os 20 anos de história do festival João Rock, que terá mais uma edição neste sábado. No local, ficarão dispostos, além de fotos, vários objetos e cenários que fizeram a história de um dos maiores festivais de música do Brasil. A exposição fica aberta até 25/6, no espaço Open Mall, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. A visitação acontece durante todos os dias da semana. De segunda a sábado, o horário é das 10 às 22 horas. Aos domingos, das 14 às 20 horas. O Shopping Iguatemi fica na Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900.

A última quarta de maio também é o Dia do Desafio no Sesc de Ribeirão Preto, que traz várias atividades esportivas e artísticas com o objetivo de fazer com que a população se engaje e busque participações em projetos relacionados ao exercício físico. Na agenda, atividades com corda, parabadminton, beisebol, minigolfe, atividades circenses e muito mais. Toda a programação é livre para todos os públicos e gratuita. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Cia. Minaz leva ao Teatro Municipal de Batatais, às 20 horas, a ópera Gianni Schicchi. No espetáculo, Buoso Donati morre e sua família se reúne para prestar condolências, mas o real interesse é saber quem fica com a herança do homem. Ao descobrir que os dotes foram deixados ao monastério, a família pede a ajuda do rico e oportunista Gianni Schicchi. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria. O Teatro Municipal de Batatais fica na Praça Dona Carolina Zanetti Soriani.

Esta quarta também marca o último dia para efetuar as inscrições na categoria estudantil regional do Concurso Literário da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que, neste ano, será entre 12 e 20/8. Essa categoria do concurso é voltada exclusivamente para alunos de escolas públicas e privadas de Ribeirão e região, e as modalidades disponíveis são desenho infantil, poema e conto. As inscrições podem ser efetuadas de forma gratuita, por meio de um formulário disponível neste link. A Fundação do Livro e Leitura fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Na programação musical, o Seo Tibério Futebol Bar promove sua roda de samba semanal a partir das 20 horas. A entrada é R$ 15,00 para homens e gratuita para mulheres até as 21 horas. O Seo Tibério fica dentro da Arena Eurobike, no Estádio Santa Cruz, do Botafogo, na Avenida Costabille Romano.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.