Ciências Biomédicas é tema central de simpósio na USP em Ribeirão Preto

Evento reúne temas de interesse para alunos do ensino médio, graduandos, pós-graduandos e profissionais da área biomédica, além de oportunidade para trabalhos de iniciação científica

30/09/2022 - Publicado há 2 anos

Nos dias 8 e 9 de novembro, das 8 às 17 horas, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove a 8ª edição do Simpósio de Ciências Biomédicas, no Espaço de Eventos no Bloco Didático da FMRP. Podem participar alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, profissionais da área da saúde e docentes interessados em conhecer os avanços científicos da área.

Entre as atividades do evento estão palestras e mesas-redondas sobre Ciência Forense, diferentes áreas de atuação profissional, Neurociência, Terapia Gênica e, também, sobre a criação do curso de Ciências Biomédicas na FMRP.

As inscrições variam entre R$ 40 a R$ 100, será oferecido certificado para os inscritos que tiverem pelo menos 70% de participação e os interessados devem fazer a inscrição neste link, até o dia 28 de outubro.

Apresentação de trabalhos científicos e Prêmio Bertha Lutz

A programação do evento conta ainda com apresentação de trabalhos científicos no formato de pôsteres e oral com temáticas que envolvem a área de ciências básicas da saúde e biotecnologia. Além disso, serão permitidas as apresentações de Iniciação Científica de alunos de cursos que contemplam ciências biológicas na grade curricular.

Durante o evento, os organizadores irão premiar o melhor trabalho selecionado para a apresentação oral, na terceira edição do Prêmio Bertha Lutz de Iniciação Científica, restrita a alunos do curso de Ciências Biomédicas. A premiação recebe o nome de uma pesquisadora, reconhecida internacionalmente pela atuação nas áreas da ciência, da política e da igualdade de gênero.

“Visto que os estudantes do curso de Ciências Biomédicas são encorajados a desenvolver tanto o pensamento científico quanto o olhar crítico em relação à sociedade; é dever de cada discente empenhar-se pelo bem da ciência e da coletividade em todas as suas esferas, guiando-se também pela trajetória de Bertha Lutz”, conta a descrição presente no site do simpósio.

Bertha é filha de uma enfermeira inglesa e do pioneiro em medicina tropical Adolfo Lutz e, durante a trajetória profissional, formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Paris, foi docente e pesquisadora do Museu Nacional do Rio de Janeiro e participou ativamente dos projetos nacionais e internacionais em prol dos direitos das mulheres.

“Ela estava envolvida na batalha para a incorporação do direito ao voto feminino e a apresentação do Estatuto da Mulher, por exemplo. Como cientista, Bertha era extremamente dedicada e manifestava pensamento científico admirável; também demonstrava grande preocupação com a educação da ciência no País e acreditava na necessidade de instrumentos modernos e informais no ensino científico”, de acordo com o site do evento.

Os interessados em submeter seus trabalhos científicos precisam estar inscritos no simpósio, e podem acessar o edital neste link e devem fazer a inscrição, submetendo seu resumo, neste link, até 10 de outubro.

Mais informações: simposiocb@gmail.com ou site do evento neste link