Dois artigos sobre covid-19 produzidos pelo Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, estão entre os recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles integram um repositório global mantido pela instituição, que reúne 470 mil trabalhos relacionados à doença.
“Esses dois trabalhos integram pesquisas de longo tempo na área de saúde pública que eu e o vice-coordenador do GPublic, o professor João Luiz Passador, desenvolvemos com os pesquisadores convidados e com financiamento do CNPq”, explica a coordenadora do grupo, Cláudia Souza Passador.
Um deles, intitulado Running away from the jab: factors associated with covid-19 vaccine hesitancy in Brazil, foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa e avalia os fatores que contribuem para a disposição dos brasileiros em se vacinar contra a covid-19. O trabalho analisou cerca de 1.6 mil respostas a um questionário on-line coletadas em quase todos os Estados e capitais brasileiras. Segundo os pesquisadores, o posicionamento político e a percepção do desempenho do governo foram os fatores que mais interferiram na hesitação vacinal.
O outro artigo, How did the UK government face the global covid-19 pandemic?, foi produzido em parceria com a University of Kent e analisa a atuação do governo do Reino Unido no enfrentamento à covid-19. “Ele avalia as primeiras iniciativas que o país teve em relação à doença, mais discretas, e o posterior reconhecimento da necessidade de articulação de todos os países que compõem o Reino Unido; diferente do Brasil, onde até hoje não temos uma articulação da Federação nesse sentido. No artigo, mostramos justamente a importância dessa coordenação para as políticas públicas de combate à pandemia”, explica Cláudia.
Sobre o GPublic
O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e ligado ao IEA Polo Ribeirão Preto da USP. Sua produção científica está direcionada a quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas. Saiba mais em: https://sites.usp.br/iearp/pesquisa/grupo-de-estudo/gpublic.