21º Circuito Tusp de Teatro chega às cidades de São Carlos, Bauru e Ribeirão Preto

Programa do Tusp atinge sua 21ª edição com três espetáculos que tratam da questão do trabalho, a partir de perspectivas estéticas bastante distintas

 Publicado: 24/09/2024 às 17:55
Por
Cartaz do evento – Foto: Divulgação

 

Entre setembro e outubro de 2024, com o Circuito Tusp de Teatro, o Teatro da Universidade de São Paulo volta mais uma vez a circular uma série de apresentações teatrais gratuitas em três dos campi da USP no interior do Estado.

Desde 2008, os Circuitos Tusp buscam oferecer formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, a fim de cultivar o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo de cada local, com apresentação de espetáculos, oferecimento de workshops gratuitos, entre outras atividades.

Mais uma vez com espetáculos selecionados a partir de edital público aberto a todo o Brasil, numa perspectiva de democratização e pluralidade dentro das artes cênicas, o evento atinge sua 21ª edição neste segundo semestre de 2024, e acontece nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos – nas quais o Tusp possui um corpo artístico-pedagógico em permanente atuação.

Desta vez, dentre os mais de 200 projetos inscritos, três foram os selecionados: Sacarose, Ópera febril e Três pratos de trigo para três palhaces tristes, provenientes respectivamente da capital, de São José dos Campos e de São Carlos.

E é em São Carlos que a edição tem início, entre 25 e 27 de setembro, na Sala Tusp situada no Centro Cultural da USP São Carlos. Segundo Cláudia Alves Fabiano, responsável pelo polo do Tusp na cidade, “a experiência de assistir a espetáculos extremamente conceituados, de modo sequencial, oferece para o público são-carlense uma rara oportunidade de contato com teatro de vanguarda, que coloca em discussão a sociedade contemporânea, de modo inovador e prazeroso”.

Marco Madeira, artista de São Carlos atuante desde 1985 e espectador constante do Circuito, afirma que a ação tem grande repercussão na cultura da cidade. “Tanto pelo impacto estimulante aos artistas daqui, pela qualidade das oficinas que acompanham aos espetáculos maravilhosos trazidos em suas edições, quanto pela produção de uma atmosfera de congraçamento com toda a comunidade são-carlense”, afirma. “O Circuito, na cidade, se tornou  uma ação muito prestigiada, com público cativo”, completa Cláudia.

Além de levar ao público do interior espetáculos vindos de São Paulo e outros eixos culturais metropolitanos, os Circuitos Tusp procuram também prestigiar a qualidade da pesquisa e produção teatrais realizadas longe dos grandes centros, oferecendo aos grupos interioranos uma oportunidade de levar essa produção para além de suas cidades – iniciativa cuja importância é percebida por integrantes dos grupos teatrais participantes. Bruno Garbuio, palhaço, dramaturgo e integrante da Trupe Tópatu, grupo são-carlense que apresenta nesta edição o espetáculo Três pratos de trigo para três palhaces tristes, afirma que o grupo acompanha o Circuito desde sua primeira edição.

Além de afirmar que ações como o Circuito ajudam a criar um espaço importante de fruição e trocas artísticas, Bruno ressalta que “recorrentemente, até mesmo na cidade em que vivemos, escutamos opiniões infundadas que alimentam a ideia de que boas peças são feitas apenas na capital ou cidades grandes como Campinas. Quando grupos do interior paulista estão em um espaço tão relevante como o Circuito Tusp, isso acaba sendo uma demonstração das potências artísticas que também estão resistindo para existir com suas pesquisas e produções fora das grandes cidades”.

Depois de São Carlos, o Circuito ruma para Bauru, com apresentações entre 11 e 13 de outubro, no Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira da Faculdade de Odontologia de Bauru, encerrando-se entre 17 e 19 de outubro no Teatro do Campus de Ribeirão Preto, em apresentações sempre gratuitas. Detalhes sobre o Circuito e cada espetáculo podem ser encontrados no site e nas mídias sociais do Tusp.

São Carlos | SALA Tusp no Centro Cultural da USP São Carlos | Av. Carlos Botelho, 1465 – Centro | Campus USP São Carlos
25/09:
Sacarose
26/09: Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes
27/09: Ópera Febril
Sempre às 20h

Bauru | Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira | FOB Bauru |Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cid. Universitária
11/10: Ópera Febril
12/10: Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes
13/10: Sacarose
Sempre às 19h

Ribeirão Preto | Teatro do Campus | Balão Central do Campus USP
17/10: Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes
18/10: Ópera Febril
19/10: Sacarose
Sempre às 20h


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.