Teatro da USP sedia mostra cênica de coletivos estudantis uspianos no campus Butantã

Segunda edição da Mostra USP de Teatro Universitário reúne no Camargo Guarnieri espetáculos de alunos de diversas escolas da USP, com ações de mediação e interdisciplinaridade

 12/08/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Foto: instagram-CURALAB

Entre 16 e 18 de agosto, o Tusp Butantã – sala do Teatro da USP (Tusp) no Centro Cultural Camargo Guarnieri – recebe a 2ª Mostra USP de Teatro Universitário. Em três dias de apresentações teatrais, à tarde e à noite, acompanhadas por ações de mediação teatral com especialistas convidados de diferentes áreas do conhecimento, esta é a mais nova realização do programa concebido pelo Curalab – Laboratório de Curadoria em Artes Cênicas em parceria com o Teatro da USP, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e o Programa Unificado de Bolsas (PUB), com apoio do Departamento de Artes Cênicas (CAC), da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

O evento vem proporcionar o fortalecimento da cena teatral uspiana realizada por alunos de diferentes faculdades e institutos da USP, e busca viabilizar a apresentação dos trabalhos preparados ao longo do ano pelos coletivos universitários mapeados pelo Curalab entre 2022 e 2024. Para o Teatro da USP, a Mostra USP de Teatro Universitário é o “nosso evento anual que contempla perfeitamente os objetivos do órgão no campus: aliar o trabalho de pesquisa de estudantes com os grupos de teatro da universidade, e propiciar a leitura crítica dessas produções a partir dos parâmetros do teatro universitário”, define Maria Tendlau, orientadora de arte dramática que atua diretamente no Tusp Butantã. “E este ano, teremos a colaboração luxuosa de pesquisadores das áreas da educação, do meio ambiente, da história entre outras. Estamos ansiosos por este encontro”, completa.

Curalab/Divulgação

Dentre as apresentações, estão releituras de clássicos da dramaturgia e criações dramatúrgicas de autoria dos próprios grupos, que são provenientes do Instituto de Física (IF), da Escola Politécnica (EP), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Participarão também o Departamento de Física e o Núcleo de Teatro do Tusp, ambos de Ribeirão Preto. Ao longo dos três dias de programação, os grupos apresentam seus espetáculos e, na sequência, participam das mediações com pesquisadores convidados pelo Curalab.

Os mediadores da edição são a atriz, palhaça, pesquisadora e professora Adriana dos Santos (Ceart-Udesc), a psicanalista e educadora Ana Paula Musatti (IP-USP), a travesti, ativista, sindicalista e professora Gabrielle Weber (EEL-USP), a socióloga e pesquisadora Maria Cláudia Badan (Unicamp), a bióloga e pedagoga Maria de Lourdes Spazziani (IBB-Unesp), que acompanharão as apresentações e participam das reflexões e dinâmicas de diálogo após os espetáculos. Ao trazer especialistas das mais diferentes áreas do conhecimento – biologia, engenharia, física, história, psicologia e artes cênicas –, a intenção é oferecer, por meio das mediações, uma oportunidade única para um encontro interdisciplinar entre os diversos integrantes e participantes do evento.

O evento é resultado da continuidade das pesquisas sobre o teatro universitário na USP realizados pelo Curalab e o Tusp Butantã, um movimento iniciado em 2023 com o evento “Pensar-Fazer O Teatro Universitário”, primeira atividade prática do Curalab (à época, denominado Gecac). Composto por Carol Cax, Gabriel Jenó e Júlia Axt, sob orientação de Antônio Araújo, diretor teatral, professor e pesquisador do CAC/USP, o grupo viu na continuidade da parceria com o Tusp uma oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade entre diversas escolas em que os grupos se encontram e, a partir das escolhas estéticas e das forças motrizes percebidas nos grupos de teatro universitário. O Curalab identificou para esta Mostra três eixos curatoriais, que tratam do luto e da incontornável questão da perda; da subversão dos poderes e, justamente, da questão da interdisciplinaridade.

Em relação aos temas e processos singulares manifestados na pesquisa estética de cada grupo desta programação, Carol Cax, uma das integrantes do Curalab, afirma: “A ideia sempre foi ter uma escuta sensível para os assuntos de interesse dos alunos e da comunidade”. Assim, “o público encontrará trabalhos que tocam questões cotidianas, o luto, reflexões poéticas, problemas políticos, sátiras e fantasias. Sobretudo, são criações de estudantes que encontraram no fazer teatral razões extremamente conectadas com suas próprias trajetórias de formação, dentro e para além da universidade”, explica Carol.

 

Confira a programação resumida e acesse mais detalhes sobre o evento em breve nos perfis do Curalab e do TUSP no instagram. Não perca!!

DIA 1: 16/08, sexta-feira
17h: “IEPE” – TUSP Ribeirão Preto // 18h30: “Pequenas Cenas de Grandes Autores” – Grupo de Teatro da EACH // 20h: Abertura de Processo – Grupo de Teatro da Poli (GTP) // 21h15: Mediação: Ana Paula Musatti e Maria Cláudia Badan

DIA 2: 17/08, sábado
15h: “Abertura de Processo: Ganga” – Coletivo Aterra (ECA) // 16h30: Circo da Física Ribeirão Preto (FFCLRP) // 18h: “A Esperança é a Última que Morre” – Pegadas e Ecos (FFLCH) // 19h15: Mediação: Gabrielle Weber

DIA 3: 18/08, domingo
15h: “Antonéia” – Vaca Esférica // 16h: “Histórias para Vaca Dormir” – Vaca Esférica (IF) // 17h30: “IQ-TV” – Química em Ação (IQ) // 18h30: Mediação: Adriana dos Santos e Maria de Lourdes Spazziani

2ª Mostra USP de Teatro Universitário
16, 17 e 18 de agosto de 2024
Tusp Butantã – Rua do Anfiteatro, 109 – Cid. Universitária (acesso pela direita do prédio, ao lado do bloco C)
Gratuito – ingressos no local 1h antes de cada sessão


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.