No dia 22/05, quarta-feira, às 12h, o Tusp TV lança nas redes sociais um novo programa, o Curta Cultura Tusp, com periodicidade semanal e totalmente dedicado à divulgação dos eventos culturais da cidade de São Carlos, um dos polos em que o Teatro da USP (Tusp) tem atuação permanente.
O programa nasce na perspectiva de oferecer a São Carlos uma agenda cultural dinâmica, que utiliza formas de comunicação modernas para alcançar o público que hoje em dia tem nas redes sociais sua principal forma de acesso à informação.
O Curta Cultura Tusp integra o Tusp TV, uma produtora audiovisual para internet centrada no Tusp de São Carlos, criada com a ideia de produzir conteúdo para YouTube e outras mídias de vídeo. Esse material aborda temas relativos ao teatro, mas que se estende às mais diversas atividades culturais e linguagens artísticas.
A ideia do Tusp TV saiu do papel em 2024, mas surgiu de uma realidade antiga: o campus da USP em São Carlos não dispõe até hoje de uma Rádio ou uma TV USP. Claudia Alves Fabiano, responsável pelo polo de São Carlos do Teatro da USP e coordenadora do projeto, viu nessa lacuna uma oportunidade de comunicação direta com o público são-carlense, que cria um novo espaço de aproximação entre a universidade e a cidade.
Na concepção de cada programa, explica Claudia Alves Fabiano, “a metodologia de trabalho prima pela elaboração coletiva: cada ponto é discutido em equipe, desde a ideia inicial de cada programa, objetivos, público, design visual etc.”. O roteiro é escrito e revisado várias vezes, com colaboração de Angela Giampedro, educadora e revisora do Centro Cultural. A proposta é “um espaço de criação onde todo mundo entenda a sua participação e a sua importância para que um projeto crie vida e chegue à população, e onde os estagiários possam ter a oportunidade de desenvolver os conhecimentos que já possuem, e ganhar novos”, completa Claudia.
Nesse sentido, Luís Gongra, 23, estudante de Imagem e Som e estagiário de audiovisual enfatiza: “Tenho aprendido muito, sobretudo acerca da história do teatro brasileiro, através das pesquisas que fazemos para os vídeos”. De acordo com Caroline Favotto, 19, estudante de Imagem e Som da UFSCar e estagiária de produção cultural, esse processo de criação coletiva “agrega não somente às produções audiovisuais, mas também a nós como indivíduos, ao trabalharmos, pensarmos e criamos como equipe”.
Luís acredita também que o Curta Cultura tem “potencial para ser um espaço que facilite o acesso à cultura e, com o tempo, o programa pode se tornar parte da rotina do cidadão são-carlense”. Para isso, o projeto tem o apoio do Centro Cultural da USP em São Carlos, que cede equipamentos e faz as publicações em colaboração, e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP em São Carlos.
O programa tem também a intenção de fomentar ações e artistas da região de São Carlos, propiciando um novo meio de divulgar atividades. Para isso, disponibiliza aqui um formulário que precisa ser preenchido e enviado ao menos uma semana antes dos eventos.
O Curta Cultura Tusp vai ao ar às quartas-feiras, ao meio-dia, no canal no YouTube do Tusp TV e no canal do Tusp de São Carlos no Instagram.