Patrimônio cultural universitário é tema de seminário gratuito

Evento do Centro de Preservação Cultural da USP vai discutir as diferentes dimensões do patrimônio cultural universitário de 3 a 6 de setembro

 Publicado: 29/08/2024 às 17:47
Por
Banner do evento

 

No ano em que a USP comemora seus 90 anos, o Centro de Preservação Cultural (CPC) propõe uma discussão aprofundada sobre os diversos aspectos do patrimônio cultural universitário no Brasil e América Latina e, em particular, do patrimônio ligado ao cotidiano da Universidade de São Paulo. Gestão, pesquisa, preservação, interpretação e valorização dos bens culturais serão temas debatidos no 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário, que acontecerá de 3 a 6 de setembro em São Paulo.

A abertura contará com a presença de Paulo César Garcez Marins, diretor do Museu Paulista (MP) da USP, que vai falar sobre o patrimônio nos 90 anos da Universidade, com mediação de Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC. Outro destaque é a mesa de encerramento, com o tema Patrimônio Universitário na América Latina, tendo como convidados internacionais Aguedita Coss Lanz, da Universidad Central de Venezuela, e Umberto Bonomo, da Pontificia Universidad Católica de Chile.

Além das mesas temáticas e das sessões de comunicação, que reunirão pesquisadores de todo o Brasil, serão realizadas visitas mediadas a bens culturais da Universidade de São Paulo localizados no Centro de São Paulo, como a Casa de Dona Yayá.

O programa completo e o formulário para inscrições estão no site do CPC.

Discutindo o patrimônio universitário

O campo do patrimônio cultural universitário ainda constitui um enorme território a ser explorado, entendido e debatido. Embora as universidades sejam centros de referência na produção de conhecimento e de ação sobre a temática do patrimônio cultural, ainda são incipientes as iniciativas relacionadas ao reconhecimento do próprio universo de referências culturais que as caracteriza e que constitui parte fundamental da vida cotidiana de seus habitantes — estudantes, docentes, funcionários e demais frequentadores e entusiastas. Além dos bens culturais oficialmente reconhecidos por estarem localizados em campi universitários, como monumentos, edificações, conjuntos urbanísticos e paisagísticos, existe todo um universo composto por acervos, celebrações, lugares, formas de expressão, celebrações, paisagens e naturezas vividas nas universidades.

Desde 2022 o CPC vem realizando diversas iniciativas relacionadas ao patrimônio da USP, como o Inventário Participativo das Referências Culturais, os Roteiros do Patrimônio da USP e o 1º Concurso de Fotografia do Patrimônio Cultural — Imagens em Patrimônio, cujas fotografias estão em exposição na Casa de Dona Yayá. O tema patrimônio cultural universitário também foi foco de dois grandes eventos anteriores: em 2012 foi realizado o Simpósio Experiência Cultural e Patrimônio Universitário, e, em 2017, a segunda edição do Seminário Reconhecimento de Bens Culturais.

Serviço

3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário

Onde | Faculdade de Direito da USP. Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo
Quando | De 3 a 6 de setembro de 2024
Quanto | Grátis
Inscrições |  https://e.usp.br/r00
Realização | Centro de Preservação Cultural/Casa de Dona Yayá e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU)
Apoio | Faculdade de Direito da USP e Pró-Reitoria de Inclusão de Pertencimento (PRIP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.