Orquestra Sinfônica da USP realiza concerto gratuito que alia música e psicologia

Repertório do concerto mesclará música erudita e psicologia, incluindo compositores como Villa-Lobos, Caetano Veloso, Lélia Gonzales e outros

 14/10/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 16/10/2024 às 11:09
Por

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta no dia 19 de outubro, às 16h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, o concerto Notas para Nos Encontrarmos, terceira edição de 2024 da série Torre do Relógio. A entrada é gratuita e solidária com reserva de ingressos pela plataforma AppTicket. A garantia de entrada está condicionada a doação de 1kg de alimento não perecível ou de brinquedos novos.

Notas para Nos Encontrarmos é um concerto realizado em parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da USP, um encontro entre música, arte, sonhos e desejos, sob a regência de Knut Andreas e solos vocais de Amanda Maria. Os comentários são dos professores Christian Dunker, Laura Villares de Freitas, ambos do IP, e da vereadora e psicóloga Luana Alves. 

Knut Andreas é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, desde 2022. Como regente convidado, tem atuado em diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica da Rádio e TV da Eslovênia e a Deutsches Filmorchester Babelsberg, em Potsdam, além da Kammersolisten Berlin e da Sinfonia Leipzig. Foi convidado a reger nos festivais de música antiga e de ópera de Potsdam e no Festival de Viena. Foi premiado melhor regente no Festival Internacional Michelangelo (Firenze) e pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro, com a medalha Austregésilo de Athayde.

Como solista, a Osusp receberá a cantora e compositora Amanda Maria, finalista do programa The Voice em 2023. Amanda possui grande domínio técnico, influenciada por ícones como Elis Regina, Maria Bethânia e Stevie Wonder. Colaborou com a Prefeitura de São Paulo no projeto Música na Sacada e participou de um álbum do selo Sesc em homenagem a Geraldo Filme, ao lado de grandes nomes da música brasileira. Além disso, foi convidada a ser speaker no TEDx em 2024.

O regente titular e diretor artístico da Osusp, Tobias Volkmann, destaca o repertório escolhido. “Nossa viagem musical tem início com o Adagietto de Mahler, numa menção a seu encontro com S. Freud. A seguir, encontramos Lacan através de uma Pequena Suite Surrealista, combinação de obras de Satie, Milhaud, Villa-Lobos, Tailleferre e Schulhoff. O sonho e o desejo serão abordados através da obra Prelúdio para Tarde de um Fauno, de Debussy. Em seguida, passaremos à relação da psicanálise e a linguagem, ilustrada pela canção Língua, de Caetano Veloso. A referência final do concerto é a Lélia Gonzalez e sua relação com Candeia, através da canção Preciso Me Encontrar.”

Serviço

*Texto: estagiária Yasmin Teixeira – com revisão e edição de Elcio Silva


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.