Orquestra da USP incentiva reflexão sobre a mudança climática em concerto

Série Torre do Relógio trará docentes do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, juntamente à orquestra, para debater a questão climática atual

 Publicado: 26/08/2024 às 17:53
Por

No dia 31 de agosto, às 16h, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta no Centro Cultural Camargo Guarnieri a segunda edição da série Torre do Relógio 2024. A apresentação, com o tema Natureza em Transformação, terá a regência da maestra Mariana Menezes e a parceria do Instituto de Biociências da USP (IB).

A série de concertos da Torre do Relógio inspira-se nas duas faces desta enorme escultura: de um lado, as ciências exatas e, de outro, as artes e ciências humanas – levando o público, através de sua estrutura permeada pela música e conversas inspiradas nas ciências, a usufruir de um diálogo entre realidade e fantasia.

Mariana Menezes, nascida em Uberaba, é reconhecidamente uma das mais jovens maestras em destaque no atual cenário musical brasileiro, e já regeu muitas de nossas principais orquestras:
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Orquestra Sinfônica Municipal (Theatro Municipal de São Paulo), Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.

Através da música, do uso de paisagens sonoras e das contribuições de pesquisadores do Instituto de Biociências da USP (IB), Natureza em Transformação trará uma reflexão sobre o processo de degradação do meio ambiente, partindo de sua intocabilidade inicial, passando pela destruição e chegando ao fim com uma possibilidade de redenção, catalisando os sentimentos do
espectador e o convidando à contemplação. Representando o Instituo de Biociências, estarão os professores Marcos Buckeridge e Cristiane Calixto, do Departamento de Botânica, e Ricardo Pinto da Rocha, do Departamento de Zoologia, que apresentarão reflexões acerca do tema abordado.

A orquestra abrirá o concerto com o 2º movimento, Cena no Riacho, da Sinfonia nº 6, op. 68, Pastoral, de Beethoven, que mostra a beleza e pureza de um pequeno curso de água. Em seguida, com De Fluminibus, de Harry Crowl, que fala de rios, seremos levados a uma “aproximação talvez mais dramática sobre o tema do mau uso dos recursos naturais pelo homem e pelas consequências do aquecimento global”, segundo o próprio compositor. Seguimos com um contraponto poético através de Melodia Sentimental, movimento da obra A Floresta do Amazonas, do compositor Heitor Villa-Lobos, em oposição a provocantes trechos de As (Incertas) Quatro Estações, versão digitalmente alterada da obra de Antonio Vivaldi, mostrando em que se transformarão as estações sob os efeitos ameaçadores das mudanças climáticas.

Encerrando, Natureza em Transformação trará a possibilidade da redenção através dos pássaros: o revoar, o ruflar de asas e seus cantos com o movimento Cuco da obra Os pássaros, de Ottorino Respighi, e Pássaro da floresta III, movimento da obra A Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos. Finalizando o programa, um arranjo armorial de Cussy de Almeida para Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e a beleza de Passarim, obra de Antônio Carlos Jobim, com arranjo sinfônico de Tiago Costa.

Os concertos Osusp são gratuitos e solidários, garantidos através da doação de 1 kg de alimento não perecível, agasalhos e cobertores. O lote de ingressos para este concerto será liberado no
dia 26 de agosto (segunda-feira) e as entradas são reservadas através do AppTicket, disponível no site (https://osusp.prceu.usp.br/).

Serviço

● Data: Sábado, 31 de agosto de 2024, às 16h
● Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109)
● Link para reserva de ingressos: o lote de ingressos será aberto às 18h, do dia 26 de agosto (segunda-feira), no link https://appticket.com.br/osusp-convida-mariana-menezes

 

Programa

. Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) – Sinfonia nº 6, op.68, Pastoral (1808) (12’)
 Szene am Bach | Cena no riacho

• Harry Crowl (1958 -) – De Fluminibus (2006) (8′)
Rios imaginários
Rios ausentes

• Heitor Villa-Lobos (1887-1959) (orq. Abel Rocha) – A Floresta do Amazonas (1958, orq. 2022) (5′)
 Melodia Sentimental

Julio Cerezo Ortiz, violoncelo

• Antonio Vivaldi (1678-1741); AKQA; Hugh Crosthwaite (1971 -) – The [uncertain] Four Seasons | As [incertas] Quatro Estações (1723, 2019) (15′)
The [Uncertain] Spring | A [Incerta] Primavera
The [Uncertain] Summer | O [Incerto] Verão
The [Uncertain] Winter | O [Incerto] Inverno

Claudio Micheletti, violino

• Ottorino Respighi (1879 – 1936)- Gli uccelli Os pássaros (1927) (4’’)
Il cuccù | O cuco

• Heitor Villa-Lobos (1887- 1959) (orq. Abel Rocha) – A Floresta do Amazonas (1958, orq. 2022) (2′)
Pássaro da floresta III

• Luiz Gonzaga (1912-1989) (arr. Cussy de Almeida) – Asa Branca (6′)

• Antônio Carlos Jobim (1927-1994) (arr. Tiago Costa) – Passarim (4’)

Mariana Menezes, regência

 

Texto de Yasmin Teixeira – estagiária sob supervisão de André Candro


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.