Guerra civil de Ruanda é tema de encontro literário na Casa de Dona Yayá

Oficina de leitura e escrita vai discutir o romance “A mulher de pés descalços”, da autora Scholastique Mukasonga

 10/10/2024 - Publicado há 1 mês
Por

 

O Centro de Preservação Cultural (CPC) / Casa de Dona Yayá recebe no dia 20 de outubro mais um encontro da Oficina de Leitura e Escrita com mediação de Sabina Anzuategui. A obra escolhida é A mulher de pés descalços, da escritora e ativista da diáspora negra Scholastique Mukasonga. Nascida em Ruanda, em 1956, a autora vive e trabalha na região da Baixa Normandia, na França. É vencedora do Prêmio Renaudot e finalista do National Book Award, com livros traduzidos para mais de 20 idiomas.

Em A mulher de pés descalços, Scholastique fala de forma comovente sobre os conflitos enfrentados pelas mulheres na Ruanda, das lutas fratricidas entre as etnias tutsi e hutu, que culminaram com o genocídio praticado pelos hutus em 1994. Naquele momento a autora, que é da etnia tutsi, já estava radicada na França e viu à distância o desenrolar da guerra civil, com o assassinato de sua mãe, Stefania, e a família dizimada. No romance, as lembranças amorosas se mesclam ao terror da guerra, ao medo e à dor da perda em uma homenagem à memória de Stefania.

Sobre a oficina

A Oficina de Leitura e Escrita é um projeto que surgiu em 2019 por iniciativa do antropólogo e produtor cultural Michel Françoso e da escritora Sabina Anzuategui. Desde 2022 integra a programação do CPC/Casa de Dona Yayá com oficinas curtas de escrita criativa inspiradas em obras da literatura contemporânea mundial, num painel com diversidade de gênero, culturas e vivências.

A cada encontro é feita a leitura coletiva da obra selecionada, seguida de uma roda de conversa sobre as impressões e observações dos participantes sobre o texto lido. Por fim, propõe-se uma atividade de escrita e apresentação dos textos produzidos. A atividade pretende estimular a leitura livre e prazerosa, assim como abrir espaço às possibilidades da criação literária.

As oficinas são bimestrais, sempre aos domingos, com participação gratuita mediante inscrição prévia. A mediadora Sabina Anzuategui explica que mesmo quem não leu o livro pode se inscrever. Os participantes também podem aproveitar uma parceria com a Livraria Simples, que garante desconto na aquisição de livros da oficina, como política de incentivo à leitura.

Serviço

Domingo na Yayá: Oficina de Leitura e Escrita: A mulher de pés descalços, com mediação de Sabina Anzuategui

Onde: Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista, São Paulo

Quando: 20 de outubro de 2024 (domingo), das 10h às 12h

Quanto: gratuito

Inscrições:  https://bit.ly/oficina-yaya 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.