No dia 11 de outubro, às 15 horas, o Centro MariAntonia promove a exibição do documentário Segredos do Putumayo, de Aurélio Michiles, seguido de debate com o diretor. O evento é aberto a todos e gratuito.
O evento faz parte da programação paralela do XIX Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (Abei) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da USP, entre 14 e 16 de outubro na universidade.
Sinopse do filme
Segredos do Putumayo é um documentário de longa-metragem sobre aquele que é considerado hoje como o pai dos inquéritos sobre a violação dos direitos humanos, o irlandês Roger Casement (1864-1916), cujas ações enquanto esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa, ainda repercutem em nossos dias.
O filme foca no período em que Roger Casement está no Brasil, entre 1906 e 1913, como cônsul britânico e particularmente nas missões que liderou aos confins da Amazônia, no Putumayo, com o objetivo de investigar o uso de populações indígenas no trabalho escravo na extração da borracha.
A narrativa baseia-se num diário que ele escreveu durante as suas viagens no Putumayo. Esses textos assombrosos relatam as atrocidades sofridas pelos indígenas quando a beleza natural da Floresta Amazônica se transforma num inferno tropical.
Este genocídio que viu o extermínio de 30 mil indígenas está relacionado ao boom da borracha, uma atividade que chegou a representar 45% da economia nacional e foi um importante momento histórico de fartura e fortuna para a Amazônia brasileira, peruana e colombiana. Contudo, essa lendária prosperidade se deu ao custo da vida daqueles que extraíam o leite da seringueira, os indígenas.
As atrocidades que Roger Casement denunciou no seu relatório ao Ministério das Relações Exteriores britânico escandalizaram o mundo e comprometeram seriamente o perverso sistema de produção da borracha amazônica. Mas para Casement, o maior objetivo da missão, presente em todas as páginas do seu diário, foi de lutar para resgatar a voz indígena, denunciando as injustiças de modo a permitir que lhes sejam devolvidas a liberdade e a dignidade.
Essas viagens deixam também claro para Casement quanto injustos e destrutivos são os impérios. Para ele, então, que apesar de servir no corpo diplomático britânico, se sente profundamente irlandês, como não questionar a submissão da Irlanda à coroa britânica! É o início do seu fim trágico. Em 1916, Casement foi condenado à morte por alta traição por seu envolvimento na luta pela independência da Irlanda (Revolta de Páscoa).
Serviço
Exibição do filme Segredos de Putumayo, de Aurélio Michiles, seguido de debate com o diretor
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | 11 de outubro às 15 horas
Quanto | Grátis
Lotação | 64 lugares
Informações | (11) 3123-5202