Documentário "O Bixiga é Nosso!" retrata preservação histórica do bairro paulistano em sessão gratuita na Casa de Dona Yayá

Cineclube do Centro de Preservação Cultural da USP exibe filme que retrata a luta contra a especulação imobiliária e pela memória negra do bairro

 02/12/2024 - Publicado há 2 meses

Texto: Gabriel Carvalho*
Arte: Elcio Silva

 

O Cineclube do Centro de Preservação Cultural Casa de Dona Yayá exibe nesta quarta-feira (4) o documentário O Bixiga é Nosso!. A apresentação é às 19h, e conta com uma roda de conversa com Rubens Crispim Jr., diretor do filme. A entrada é gratuita.

O documentário, que levou o prêmio de Melhor Filme pelo público na última edição da Mostra Ecofalante de Cinema, mostra as iniciativas populares de resistência e preservação da memória de uma das regiões mais diversas e ricas em referências culturais de São Paulo. O filme conta histórias como a descoberta de um sítio arqueológico no bairro e a luta do Teatro Oficina pelo Parque do Bixiga.

Apesar do tombamento patrimonial da área, a região sofre há décadas com a constante ameaça da especulação imobiliária que coloca em risco a arquitetura, as tradições e a permanência de antigos moradores.

O Teatro Oficina – mais antiga companhia de teatro em atividade no País – tem sua sede ao lado de um terreno pertencente ao Grupo Silvio Santos (GSS), pelo qual passa o Rio Bixiga. Pelos últimos 43 anos, o Oficina travou uma luta judicial contra o GSS, que planejava construir três torres comerciais no local, o que traria impactos para o rio e para o prédio que está instalado, tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Somente em julho deste ano a questão foi resolvida: a prefeitura autorizou a criação do Parque Municipal do Bixiga, sonho de longa data dos fundadores da companhia que visavam preservar o local.

Em meados de 2022, as obras da Linha 6 – Laranja do Metrô para a construção de uma estação na Praça 14 Bis revelaram vestígios materiais do primeiro quilombo urbano reconhecido do Estado de São Paulo, o Saracura. As obras – que já haviam retirado do local a escola de samba Vai-Vai, que estava no bairro há 50 anos – não foram interrompidas e estão sendo acompanhadas por órgãos de preservação.

Confira o trailer de O Bixiga é Nosso!

Ficha técnica

O Bixiga é Nosso! (Brasil, 2023)
Direção: Rubens Crispim Jr.
Produção: Gal Buitoni, Luiz Ferraz
Roteiro: Ana Durães
Fotografia: Rubens Crispim Jr.
Edição: Alberto Cardoso

Serviço

Quando: Quarta-feira, 4 de dezembro,  às 19h
Onde: Centro de Preservação Cultural Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353 – São Paulo
Entrada gratuita

* Estagiário sob supervisão de Elcio Silva, com informações de Ana Célia de Moura, do Centro de Preservação Cultural da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.