Documentário mostra arte rupestre no Piauí

Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é uma área de preservação com muitos vestígios pré-históricos e considerado patrimônio cultural

 Publicado: 24/09/2024 às 17:50
Por
2024_09_24-doc-capivara
Cartaz do evento – Foto: Divulgação

 

Na sexta-feira, 4 de outubro, a partir das 16h, o Centro MariAntonia promove a exibição do filme Capivara: arte rupestre no sertão do Piauí, de Dalto Sala, seguida de debate com o diretor e com a historiadora e crítica de arte Maria Alice Milliet de Oliveira. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.

A debatedora e o diretor
Maria Alice Milliet é historiadora da arte, crítica e curadora. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, foi diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e da Fundação José e Paulina Nemirovsky. É autora de inúmeros livros e ensaios críticos sobre arte moderna e contemporânea, tais como Lygia Clark: obra trajeto; Lothar Charoux, a poética da linha; Tarsila: os melhores anos; Concretos Paralelos: construtivismo britânico e arte concreta e neoconcreta brasileira; Yolanda Mohalyi: a grande viagem, entre outros.

Dalto Sala é graduado em artes plásticas, com mestrado em artes e doutorado em ciência da informação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte Colonial Brasileira e Patrimônio Cultural. É crítico de arte, fotógrafo, documentarista e curador de exposições.

Sinopse

Capivara: arte rupestre no sertão do Piauí (75´), de Dalto Sala, é uma realização de Raiz Produções Cinematográficas Ltda.

O documentário centra-se nas ocorrências de arte rupestre no contexto da paisagem da Caatinga: situado no Estado do Piauí, nordeste brasileiro, no fundo do sertão, o Parque Nacional da Serra da Capivara é área de preservação de um complexo ecossistema – a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro – pleno de vestígios pré-históricos, reunindo um importante patrimônio cultural.

Seus inúmeros sítios arqueológicos estão repletos de resquícios, marcas, artefatos e pinturas rupestres, sobre os quais muito se fala e pouco se sabe.

O filme propõe uma experiência contemplativa protagonizada pela paisagem, seus habitantes e seus fantasmas, expondo a arte rupestre como documentos que falam por si. Busca-se, afinal, sublinhar uma perspectiva ecológica na qual natureza e cultura se encontram em relação intrínseca e indissolúvel.

Serviço

Exibição do documentário Capivara: arte rupestre no sertão do Piauí de Dalto Sala + debate com Maria Alice Milliet

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo à estação Higienópolis do Metrô.

Quando | 4 de outubro (sexta-feira), a partir das 16 horas

Lotação  | 64 lugares

Quanto | Gratuito

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.