Votação da reforma política não se limita à crise institucional

Projeto vai à Câmara nesta terça em momento de profunda insatisfação popular com instituições de poder

 05/09/2017 - Publicado há 7 anos

A divulgação de novas pesquisas de opinião pública feitas pelo instituto Ipsos mostra um quadro de profunda insatisfação dos brasileiros com a elite política e administrativa do País. José Álvaro Moisés resgata alguns dados do levantamento para analisar o contexto em que a reforma política entra em votação na Câmara dos Deputados.

Para o colunista, as questões da reforma não se limitam à crise política em curso, mas dizem respeito a um quadro mais geral de desaprovação do sistema político e das instituições de poder pela população.

A desconfiança em relação a partidos e a políticos atinge também o sistema judiciário, mostra a pesquisa. Mas é preciso atentar também para como esse cenário interfere na avaliação que os brasileiros fazem do funcionamento da própria democracia. Será que também desconfiam dela? O professor José Álvaro Moisés comenta os dados na coluna desta semana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.