“Vomitório” é o item mais consultado da Biblioteca Mindlin

Anúncio de purgante editado em 1825 pode ser acessado no Portal de Livros Digitais da biblioteca

O Portal de Livros Digitais da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP indica que o título mais consultado via internet é o Vomitório, de Le Roy, editado em 1825 pela Typographia Nacional. Trata-se de um anúncio de duas páginas de um purgante. Os remédios de Le Roy eram muito populares no século 19 em toda a América do Sul.

A informação foi dada pela professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, que foi ao ar pela Rádio USP no dia 31 de maio de 2019. “Esses folhetos eram talvez a única via de acesso de muitas pessoas à cura de suas moléstias, principalmente se pensarmos no meio rural”, afirma a professora.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •