Vítimas de golpe ou de fraude, além da perda material, sofrem a síndrome do desamparo

Após um golpe virtual, a pessoa tende a perder a autoestima, a confiança e a coragem, e às vezes é importante obter algum tipo de ajuda, além de agir rápido para tentar recuperar o prejuízo sofrido

 17/05/2023 - Publicado há 11 meses
Por
O sofrimento psíquico vai depender muito do impacto que o golpe teve na vida do indivíduo – Foto: Freepik/Fotomontagem Jornal da USP

Atualmente é muito difícil você não conhecer uma pessoa que não tenha caído em algum golpe, seja ele da forma que for: WhatsApp, máquina de cobrança, cartão clonado ou pix, para citar alguns. Isso se você mesmo não caiu em algum. A sensação que fica depois do ocorrido é muito ruim. Os sentimentos se misturam: culpa, medo generalizado, falta de confiança, isso sem falar da irritabilidade, ansiedade, entre outros. A esse quadro se convencionou chamar síndrome do desamparo.

Leila Tardivo – Foto: Sites USP

A psicóloga Leila Tardivo, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social, explica que as pessoas idosas, adolescentes e até mesmo as que vivem sós são mais vulneráveis a esses golpes virtuais.

O sofrimento psíquico vai depender muito do impacto que esse golpe teve na vida daquele indivíduo. Por isso, nesses momentos de insegurança e sensação de perda, é importante estar perto de outras pessoas e pedir ajuda sempre. 

Situações como essas são recorrentes nos dias atuais em função da tecnologia, por isso não podemos nos intimidar diante desse quadro. E, nos casos mais sérios de síndrome do desamparo, o ideal é buscar uma ajuda profissional para recuperar a autoestima. 

A tentativa de quem perde dinheiro por uma fraude é reaver o prejuízo causado pelo golpista, mas o resultado positivo, ou não, depende apenas da rapidez da vítima. 

Agir imediatamente

Helena Regina Lobo da Costa – Foto: FD

A advogada Helena Lobo da Costa, professora do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, orienta que a pessoa deve agir imediatamente após o golpe, procurando o banco antes mesmo de ir a uma delegacia. 

Apesar de parecer que não, as leis no Brasil são fortes no sentido de combate às perdas nos meios digitais. O que ocorre não é falha legal, mas estrutural na fiscalização e execução de medidas. 

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, três de cada dez pessoas já sofreram algum tipo de golpe. No ano passado, 17 pessoas foram vítimas de fraudes a cada hora no Brasil.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.