Vitaminas são essenciais para uma boa visão

Saladas e proteínas de origem animal beneficiam a saúde ocular

 19/06/2019 - Publicado há 5 anos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha explica sobre a importância das vitaminas para os olhos e em que alimentos é possível obtê-las.

A visão é um sentido primordial do corpo humano, fundamental para que se tenha uma boa qualidade de vida. O funcionamento desse órgão é quase incansável, extremamente exigente do ponto de vista metabólico, realizando a todo momento trabalhos sofisticados no aspecto bioquímico.

Para que essas rebuscadas atividades continuem a atuar normalmente, os olhos precisam estar abastecidos por uma série de vitaminas e nutrientes que o corpo, sozinho, não é capaz de fabricar ou converter a partir de uma dieta errática.

As vitaminas A e D, entre outros elementos, são fundamentais para a boa saúde ocular. A vitamina A, por exemplo,  é responsável por recarregar as moléculas sensíveis à luz e estimular a mitose que renova os tecidos dos olhos.

Esses elementos, incluindo aminoácidos essenciais, podem ser encontrados em uma dieta saudável, com alimentos frescos e com o mínimo de processamento industrial. Dessa maneira, saladas e proteínas de origem animal como queijo, carne, peixe, entre outras, são capazes de garantir o que é preciso para uma boa visão, não sendo necessário o uso de suplementos para os indivíduos saudáveis.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

 

Tags: 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.