Violência urbana compromete a saúde nas periferias, afirma Paulo Saldiva

Colunista diz que o combate ao crime organizado comprometeu a estrutura de poder paralelo que a cidade de São Paulo tinha

 01/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:50

Novas lideranças assumem o espaço público por ausência do Estado. O professor Paulo Saldiva fala sobre esse tema na coluna desta semana na Rádio USP, acompanhe:

logo_radiousp790px

Foto: Soldado Meizon/Fotos Públicas
Foto: Soldado Meizon/Fotos Públicas

A violência interfere no provimento de saúde nas regiões periféricas. Tem acontecido cada vez mais agressões a agentes de saúde e a pesquisadores que vão verificar as condições de saneamento ou estudar mecanismo sobre doenças infectocontagiosas nessas regiões.

A falta do poder do Estado em algumas comunidades dificulta as pesquisas sobre serviços de saúde nas regiões conflagradas. Não porque a violência tem aumentado, mas sim porque o combate ao crime organizado tem feito com que novas lideranças procurem assumir espaço, pulverizando nessa estrutura de poder os conflitos por controle de pontos de venda de drogas e a venda de segurança privada, dos chamados justiceiros. “O Estado paralelo ainda não tem dono”, diz Saldiva.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.