Violeiro Ivan Vilela influencia músico de Ribeirão Preto

Gustavo Silveira Costa, professor do Departamento de Música da FFCLRP, descobriu a viola caipira nas aulas de Ivan Vilela

O programa Revoredo desta quinta-feira, 3 de outubro, apresenta o trabalho musical do professor Gustavo Silveira Costa ,do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.  

O professor conta que nunca foi muito próximo da viola caipira, na verdade, seu encanto pelo instrumento começou somente quando já dava aulas de violão no campus da USP de Ribeirão e, por consequência, começou a ter contato com as aulas do professor Ivan Vilela.  

A prática de tocar repertórios de guitarra barroca na viola marca o trabalho de Costa. Também influenciado por uma de suas professoras, ele conta que traz o estilo tradicional e antigo para a sala de aula para inspirar seus alunos.  

Entre as músicas apresentadas no programa estão: São Jorge, de Hermeto Pascoal, Fandango, de Santiago de Murcia, e Mourão, de César Guerra-Peixe.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8 horas, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •