Viola de arame deu origem ao violão e à viola caipira

A decadência do instrumento resultou no surgimento do violão nas cidades e da viola caipira no campo

O programa Revoredo desta quinta-feira, 10 de outubro, apresenta o trabalho musical de Gisela Nogueira na viola de arame e Gustavo Costa no violão, com o álbum Tocata Brasileira para Pinho e Arame.

A viola de arame foi um dos primeiros instrumentos de cordas dedilhadas da música popular brasileira.  Em 1.830 seu desuso dá origem ao violão nos centros urbanos e à viola caipira no campo. 

Entre as músicas apresentadas no programa estão: Atraente/ Gaúcho, de Chiquinha Gonzaga;Nenezinha e Catitinha, de Anacleto de Medeiros; e  Ingênuo, de Benedito Lacerda e Pixinguinha. 

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8 horas, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.