Vinho tinto evita o colesterol ruim, afirma enólogo

Segundo Mauro Marcelo Alves, o vinho tinto possui antioxidantes que barram a ação de compostos responsáveis pelo mau colesterol

 01/06/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt

Que brasileiro adora carne todo mundo sabe, a pergunta que se faz, porém, é a seguinte: a ingestão de carne, acompanhada por um bom vinho, ajuda na metabolização, impedindo os efeitos eventualmente nocivos da gordura?

A resposta é sim, garante o enófilo Mauro Marcelo Alves para a sua coluna semanal na Rádio USP. Nesse caso, porém, o herói da história não é a carne, e sim o vinho.

Segundo ele, é benéfico beber vinho tinto enquanto se ingere carne vermelha, pois a bebida combate os efeitos do colesterol ruim no organismo. Marcelo Alves cita as pesquisas comandadas por um professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, as quais atestaram a eficácia da bebida no controle do mau colesterol.

Ocorre que o vinho tinto possui antioxidantes que barram a ação nociva de compostos presentes na carne, compostos esses que se acumulam na corrente sanguínea e que são, justamente, os responsáveis pelo mau colesterol. Portanto, beber vinho tinto, com moderação, é sempre bom, afirma o enólogo.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.