Vida subaquática está sofrendo com ação humana, diz especialista

Degradação ambiental, urbanização e aumento da temperatura terrestre contribuem para sensibilizar existência de populações de peixes

 16/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/09/2020 as 14:08

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a pesquisadora Mary de los Angeles Gasalla, professora do Instituto Oceanográfico da USP, sobre o aumento da temperatura do mar e os impactos na existência de populações de peixes.

A pesquisadora coordenou o projeto Aprendizado global para soluções locais: Reduzindo a vulnerabilidade das comunidades costeiras dependentes do mar (GULLS – Global Understanding and Learning for Local Solutions: Reducing vulnerability of marine-dependent coastal communities, Fapesp/Belmont Forum), que estudou as mudanças climáticas nos oceanos e seus impactos nas comunidades costeiras, especialmente de pescadores tradicionais. Foram feitos estudos de casos em cinco áreas costeiras e oceânicas do planeta, que estão sofrendo taxas de aquecimento das águas marinhas acima da média, para estudar as mudanças climáticas e as adaptações a essas mudanças. Foram feitos estudos de casos, concomitantemente, no Brasil,  África do Sul, Madagascar, Índia e no sudeste da Austrália. O projeto contou com a participação das comunidades locais, com cientistas do clima, oceanógrafos e com um grupo focado em análises sociais e na educação.

Mary conta que além das mudanças climáticas globais, as populações aquáticas têm sofrido com a ação humana como um todo. Diz que “o mar não está para peixes” enquanto continuarmos a usar rios e costas como locais para mineração, construção de hidrelétricas ou grandes projetos de urbanização e de turismo desenfreado.

Foto: Freepik/LuqueStock

É devido a ações como essas que “estamos destruindo vários habitats naturais e, com isso, interferindo muito na vida das populações de peixes e outros recursos”, enfatiza a pesquisadora, que também associa os impactos ao desmatamento em áreas de mangues e destruição de recifes.

Segundo Mary, os resultados da ação do homem são vistos também no aumento da temperatura do mar e na perda de níveis de oxigênio, causados tanto pelas mudanças climáticas como pela degradação dos habitats. “O ecossistema é frágil e o homem realmente está caminhando por escolhas que acabam sensibilizando as populações de peixes e os recursos pesqueiros”, afirma.

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.