Ver mosquitinhos pode ser problema no fundo dos olhos

Retina pode sofrer com até 40 tipos de doenças, inclusive na mácula, que fica no seu centro

 03/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O Saúde sem Complicações desta semana traz como tema a retina. E para falar sobre o assunto foi convidado o professor Rodrigo Jorge, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Especialista em Oftalmologia, atua, principalmente, em temas relacionados à retinologia, oncologia ocular e doenças da mácula, a parte central da retina.

O professor explica que a retina é um tecido extremamente delicado que recobre o fundo dos olhos. “Ela é a responsável por captar o estímulo luminoso. Nos olhos existem ainda a córnea e o cristalino, responsáveis por focar a luz sobre a retina. Se compararmos os olhos a uma câmera fotográfica, a córnea e o cristalino seriam as lentes e a retina, o filme.”

Quando o assunto é doença, a retina pode sofrer com até 40 tipos diferentes de problemas. “Além das doenças vasculares degenerativas e infecciosas, existem também as doenças autoimunes, quando o próprio organismo agride a retina e também os tumores da retina”, afirma Jorge.

Ainda segundo o especialista, as doenças da retina são, em geral, decorrentes de baixa acuidade visual. “Existem sintomas pouco inespecíficos como, por exemplo, enxergar mosquitinhos, as chamadas moscas volantes, flashes de luz e a baixa da visão de modo repentino. Todos esses sintomas, quando detectáveis, devem ser motivo para procurar o mais rápido possível por cuidado especializado, ou seja, o oftalmologista”, diz o professor.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pelo estagiário Thainan Honorato, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone.  Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.