Internet brasileira está mais veloz, mas abaixo da média mundial

Especialista avalia a qualidade dos serviços no País e mostra como é possível controlar o que é recebido em casa

 13/06/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Recentemente, a plataforma de transmissão on-line Netflix divulgou mais uma edição de seu ranking mensal de velocidade de internet no Brasil. Os dados são referentes ao mês de abril e elencam os seis melhores índices de conexão por operadora. Em primeiro lugar, está a Live Tim, que, com seu serviço de internet de fibra óptica, atingiu uma média de velocidade de conexão de 3,22 megabits por segundo (Mbps). Em último, está a Vivo Internet, com seus serviços de rede cabeado e DSL, a uma média de 2,09 Mbps.

De acordo com o último relatório sobre velocidade de conexão da empresa de internet americana Akamai, no quarto trimestre de 2016 a média de velocidade no Brasil aumentou mais que a média global. O aumento por aqui foi de 55%, enquanto no geral foi de apenas 26%. Apesar do aumento, a média da conexão no Brasil, que é de 6,4 Mbps, continua abaixo da média mundial, que é de 7 Mbps.

Para falar sobre o tema, a Rádio USP conversou com o professor Luli Radfahrer, professor-doutor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP e colunista da Rádio USP. Ouça o áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.