Vacina que reduz colesterol é testada em humanos

Pesquisa é importante e traz avanços no controle do colesterol ruim, o LDL, analisa professor da FMRP

 04/07/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Cientistas da Universidade Médica de Viena, na Áustria, começam a testar em humanos a vacina conhecida como AT04A que leva o corpo a produzir anticorpos contra a enzima PCSK9, que permite que o chamado mau colesterol, o LDL, se acumule no sangue, o que aumenta o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.

A vacina produz anticorpos contra a enzima que permite que o LDL se acumule no sangue – Foto: André Luiz D. Takahashi / Flickr / Domínio público

Testada em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e nada saudável, a vacina permitiu uma redução de 53% do colesterol. Por outro lado, a redução de danos nos vasos sanguíneos foi de 64% e da inflamação, 28%, na comparação com os ratos submetidos à mesma dieta, mas sem receber a vacina.

“Trata-se de um importante estudo que pode trazer alívio para milhões de pessoas que precisam controlar o colesterol. Mas isso só deve ocorrer dentro de alguns anos, quando os testes em humanos ficarem prontos e confirmarem a eficácia da vacina”, explica o professor José Ernesto dos Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.